quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vaticano espera um milhão para JMJ em Madri





10:33 - 29/06/2011

O Vaticano espera reunir cerca de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorrerá em agosto em Madri, na Espanha, sendo que 400 mil já se inscreveram para o encontro.

A informação foi dada hoje pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, o cardeal Stanislaw Rylko, que detalhou que este número é o maior da história até esse período, e considerou que conforme se aproxima a data do evento, o número deve aumentar, pois, para ele, a maioria dos jovens costuma se inscrever no último momento.

Esta será a 26ª edição da Jornada sob o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", e ocorre entre 16 e 21 de agosto, três anos após encontro de Sidney, na Austrália. O próximo será no Rio de Janeiro, daqui dois anos, em 2013, para não coincidir com o ano da Copa do Mundo que será sediada na capital carioca, 2014.

De acordo com o cardeal, já foram mobilizados 22.500 voluntários provenientes de vários países empenhados em diversos serviços para garantir a infra-estrutura da Jornada, e pretende-se alcançar ao número de 24 mil.

Dentro os voluntários, 12 serão escolhidos para participar do jantar com o papa Bento XVI, entre eles dois asiáticos -- sendo um do Vietnã e outro de Taiwan. O jantar foi introduzido na programação da JMJ nos últimos anos do Pontificado de João Paulo II e continuou sob Joseph Ratzinger.

Outra novidade do evento deste ano é a participação de jovens presidiários de Madri, que andarão pela Via Crucis que será feita na capital espanhola no dia 19 de agosto, uma sexta-feira. Alguns deles portarão a cruz e imagens sagradas do rito. A participação foi possível graças à permissão das autoridades carcerárias da cidade.

As caravanas de jovens de todo o mundo deverão realizar paradas em 68 dioceses espanholas antes de chegar a Madri "para confirmar que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na esperança da Jornada Mundial da Juventude", explicou Rylko.

Quando as caravanas chegarem na capital espanhola, deverão ser distribuídos 700 mil cópias do livro "Youcat - Catolicismo Jovem da Igreja Católica", um livro de catequese cujo título é a uma abreviação da expressão Youth Cathecism (catecismo jovem, na sigla em inglês) e é apresentado com linguagem acessível, imagens e estrutura para atrair o público jovem.

O Museu Nacional do Prado, em Madri, estará aberto nos dias da JMJ para uma exposição com obras de Rubens, El Greco, Velásquez e Caravaggio, e terá como fio condutor o tema O Rosto de Cristo. A visita será gratuita.

As novidades do evento mundial juvenil católico foram apresentadas em coletiva de imprensa pelo cardeal Rylko ao lado do cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, de Yago de la Cierva, diretor executivo da JMJ de 2011, Elsa Vázquez Maggio, voluntária internacional, José Antonio Marínez Fuentes, da Secretaria-Geral da JMJ 2011. (ANSA)

Fonte: ANSA


40 Arcebispos recebem o pálio das mãos do Papa






11:03 - 29/06/2011

Bento XVI presidiu a celebração eucarística na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Basílica de São Pedro, na manhã desta quarta-feira. O Papa está completando também hoje, 60 anos de vida sacerdotal. Em sua homilia o Santo Padre frisou:

"Passados sessenta anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com voz um pouco debilitada, mas firme, nos dirigiu, a nós novos sacerdotes, no final da cerimônia da Ordenação. Segundo o ordenamento litúrgico daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. «Já não sois servos, mas amigos»: eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase de cerimônia; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Ele me chama de amigo. Acolhe-me no círculo daqueles que receberam a sua palavra no Cenáculo; no círculo daqueles que Ele conhece de um modo muito particular e que chegam assim a conhecê-Lo de modo peculiar" - ressaltou o pontífice .

Bento XVI ressaltou que na frase "Já não sois servos, mas amigos" se encerra todo o programa da vida sacerdotal. O que é verdadeira amizade? A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: «Conheço os meus e os meus me conhecem». O Pastor chama os seus pelo nome. Ele me conhece pelo nome" – frisou Bento XVI.

Jesus doou a sua vida por nós. "Senhor, ajudai-me a conhecer-Vos cada vez melhor! Ajudai-me a identificar-me cada vez mais com a vossa vontade! Ajudai-me a viver a minha existência, não para mim mesmo, mas a vivê-la juntamente convoco para os outros! Ajudai-me a tornar-me sempre mais vosso amigo" – disse ainda o Papa.

As palavras de Jesus sobre a amizade, "Já não sois servos, mas amigos", "situa-se no contexto do discurso sobre a videira. O Senhor exorta-nos a superar as fronteiras do ambiente onde vivemos e levar ao mundo dos outros o Evangelho, para que permeie tudo e, assim, o mundo se abra ao Reino de Deus. Isto pode trazer-nos à memória que o próprio Deus saiu de Si, abandonou a sua glória, para vir à nossa procura e trazer-nos a sua luz e o seu amor. Queremos seguir Deus que Se põe a caminho, vencendo a preguiça de permanecer cômodos em nós mesmos, para que Ele mesmo possa entrar no mundo." – disse ainda o pontífice.

No final da homilia o Papa saudou o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I e a delegação por ele enviada para a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

O Santo Padre saudou também os novos arcebispos que receberam o Pálio e explicou os significados do Pálio, um deles é a comunhão dos Pastores da Igreja com Pedro e seus sucessores. "Devemos ser pastores para a unidade e na unidade" – concluiu o Papa.

O Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães, entrevistado por Silvonei José nos fala de sua emoção em receber o Pálio das mãos do Santo Padre.

Fonte: Rádio Vaticano


A recepção do Pálio





11:00 - 29/06/2011

No próximo dia 29 de junho estarei entre os arcebispos do mundo todo que, nomeados de um ano para cá, receberão o pálio, na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, das mãos do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Por que foi escolhido o dia 29 de junho para essa celebração? É o dia em que tradicionalmente a Igreja celebrava a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, e a celebra ainda em alguns lugares. No Brasil e na maioria dos países, a festa dos dois apóstolos passou para o domingo seguinte a essa data.

Para mim, a recepção do pálio é mais do que um acontecimento pessoal: trata-se de um fato eclesial, que diz respeito à missão que Bento XVI me confiou, atribuindo-me a responsabilidade de conduzir a Igreja Particular de São Salvador da Bahia. Ao me impor o pálio o Papa, com seu gesto, estará como que repetindo o que escreveu na Bula de minha nomeação: “Empenha-te em santificar os fiéis a ti confiados, com atenta atividade de Pastor e providente amor de Pai, a fim de que eles continuem dia por dia a trabalhar para a edificação da Igreja, que não só conduz as pessoas para a santidade de vida e a salvação eterna, mas também torna melhor a sociedade civil”.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Nos primeiros séculos da era cristã, o pálio era usado exclusivamente pelos papas. A partir do sexto século é que passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos. Os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica que leva o nome desse apóstolo. No dia 29, os pálios são dali levados para a celebração eucarística e colocados ao redor do pescoço dos novos arcebispos, para lembrar-lhes que o bom pastor leva as ovelhinhas em seus ombros. Se um arcebispo é transferido para outra arquidiocese, deve receber novo pálio. É o meu caso: pela terceira vez estarei participando dessa cerimônia. As duas vezes anteriores foram em 1997, quando assumi a Arquidiocese de Maringá – PR, e em 2002, quando assumi a de Florianópolis – SC.

Por que os arcebispos recebem o pálio? A Igreja Católica está dividida em províncias eclesiásticas, cada uma delas formada por algumas dioceses (não há número determinado). As dioceses de Amargosa, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Alagoinhas, Teixeira de Freitas – Caravelas e Camaçari, juntamente com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, formam a Província Eclesiástica de São Salvador da Bahia, criada em 1676, que foi a primeira do Brasil. (A Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro foi criada somente em 1892; a de São Paulo, em 1908). O pálio, símbolo da comunhão de cada arcebispo com o Bispo de Roma, é usado sobre os paramentos e unicamente durante as funções litúrgicas celebradas na respectiva província eclesiástica.

Cada ano cerca de trinta e cinco arcebispos do mundo inteiro recebem o pálio. Quando retornam para suas arquidioceses, levam não só o colar de lã que lhes foi imposto pelas mãos do sucessor de Pedro, mas também o compromisso de traduzir nas atividades pastorais aquilo que esse tradicional sinal litúrgico representa, isto é, a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, o compromisso de imitar o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas, e a comunhão com a Sé Apostólica.

Comecei afirmando que, mais do que um acontecimento pessoal, a recepção do pálio é um fato eclesial, que diz respeito ao povo de Deus. É verdade: na recepção do pálio terei presente que represento a Arquidiocese Primacial do Brasil. Assim, em nome de todos os filhos e filhas desta Arquidiocese renovarei o compromisso de viver em comunhão com o sucessor de Pedro, que recebeu de Cristo a missão de confirmar seus irmãos na fé (cf. Lc 22,32).

Fonte: Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de São Salvador da Bahia - BA

Testemunho dos Santos Pedro e Paulo ilumina a Igreja





11:05 - 29/06/2011

A Praça São Pedro, no Vaticano, estava repleta de fiéis e peregrinos que participaram, nesta quarta-feira, da oração mariana do Angelus, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, presidida por Bento XVI.

Ó Roma Felix, canta-se hoje na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Padroeiros dessa cidade. "Feliz Roma, porque foi purpurada pelo precioso sangue de tantos grandes Príncipes" – frisou o pontífice. Segundo a tradição oriental, "os dois grandes Apóstolos, Pedro e Paulo, são as asas do conhecimento de Deus, que percorreram até os confins da terra e se elevaram ao céu" – disse o Papa, acrescentando:

"O testemunho de amor e fidelidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo ilumina os Pastores da Igreja, para conduzir os homens à verdade, formando-os à fé de Cristo. São Pedro representa a unidade do colégio apostólico. Por este motivo, durante a liturgia celebrada nesta manhã, na Basílica Vaticana, impus o Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, que manifesta a comunhão com o Bispo de Roma na missão de guiar o povo de Deus para a salvação" – frisou Bento XVI.

Falando sobre os 60 anos de sua ordenação sacerdotal, o Papa agradeceu ao Senhor e todos os aqueles que nesta circunstância lhe manifestaram proximidade e apoio na oração.

Bento XVI saudou em várias línguas os fiéis e peregrinos e concedeu a todos a sua bênção apostólica. Eis o que disse em português.

Fonte: Rádio Vaticano

Santos Protomártires da Igreja de Roma, 64-67


Hoje a Igreja celebra a memória dos cristãos que sofreram o martírio durante a perseguição de Nero, no ano 64. A culpa do incêndio de Roma recaiu sobre os cristãos, os quais foram cruelmente martirizados.

Do lado Sul da Basílica Vaticana há um recinto pequeno, chamado ainda hoje Praça dos Protomártires (primeiros mártires) Romanos. As iluminações que lá se vêem na noite de 26 de Junho, evocam as fogueiras que, pelos anos 64 e 65 extinguiram, ou sublimaram, humildes e heróicas vidas humanas. Roma ardera seis dias e sete noites. Prendem-se primeiro os que são suspeitos de seguir o cristianismo, e depois, conforme as denúncias que se vão fazendo, prendem-se outros em massa, condenados menos pelo crime de incêndio, do que pelo ódio que outros lhes têm. Aos tormentos juntam-se as mofas, homens envolvidos em peles de animais morrem despedaçados pelos cães, ou são presos a cruzes, ou destinados a ser abrasados e acendidos, à maneira luz nocturna ao anoitecer ... Nero oferece os seus jardins para este espectáculo; vestido de cocheiro, corre misturado com a multidão, ou em cima dum carro. A perseguição movida por Nero prolongou-se até ao ano 67. E entre os mártires mais ilustres estavam São Pedro e São Paulo. O primeiro foi crucificado no circo de Nero, actual Basílica de São Pedro. São Paulo foi decapitado junto da estrada que leva a Óstia.
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Sermão 256 para a Páscoa

«Levanta-te e anda»

«E se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais» (Rm 8,11). Agora é um corpo humano natural; depois será um corpo espiritual. Pois, «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão um espírito que vivifica» (1Cor 15,45). Eis a razão pela qual «Ele dará a vida aos vossos corpos mortais, por causa do Espírito que habita em vós».


Ah! Que feliz aleluia cantaremos então! Que segurança! Já não haverá adversário, nem inimigo; não perderemos nenhum amigo. Aqui na terra cantamos os louvores de Deus no meio das nossas preocupações; no céu, cantá-los-emos numa perfeita tranquilidade. Aqui cantamo-los em face da morte; no céu, teremos uma vida que não acaba. Aqui, na esperança; no céu, na realidade. Aqui, somos viajantes; lá, estaremos na nossa pátria. Cantemos portanto, desde agora, irmãos, não para saborear o repouso, mas para aligeirar o nosso trabalho. Cantemos como o fazem os viajantes. Canta, mas sem parar de caminhar; canta para te reconfortares no meio das fadigas. [...] Canta e caminha!




O que quer dizer caminha? Segue em frente; faz progressos no bem. [...] Vai em frente, caminhando para o bem; avança na fé e na pureza de costumes. Canta e caminha! Não te extravies; não voltes atrás; não fiques parado. Voltemo-nos para o Senhor.

Liturgia da Quinta-Feira — 30.06.2011

Terço do Rosário: Mistérios Luminosos (clique aqui...)
(Caríssimos, após meditar as leituras deste dia, rezem o Terço ao Vivo - Mistérios Luminosos - com os Freis Agostinianos do Seminário Santa Mônica e se preferir, clique aqui para baixar o Santo Rosário e gravar no seu celular, MP3 ou CD e rezar onde desejar)


— Protomártires da Igreja de Roma

Depois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires.

O testemunho dos mártires da nossa Igreja nos recorda o que é essencial para a vida, para o cristão, para sermos felizes em Deus, principalmente nos momentos mais difíceis que todos nós temos.

Os mártires viveram tudo em Cristo.

No ano de 64, o imperador Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos. Naquela época a comunidade cristã, vítima de preconceitos, era tida como uma seita, e inimiga, pois não adoravam o Imperador.

Qualquer coisa que acontecia de negativo, os cristãos eram acusados. Por isso, foram acusados de terem posto fogo em Roma, e a partir daí, no ano 64, começaram a ser perseguidos.

Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes.

E a resposta era sempre o perdão e a misericórdia.

O Papa São Clemente I escreveu: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”

Protomártires da Igreja de Roma, rogai por nós!


XIII SEMANA COMUM *
(Verde – Ofício do Dia)

Antífona da entrada: Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2)

Oração do dia
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Gênesis 22,1-19)
Leitura do livro do Gênesis.

22 1 Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.2 Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”
3 No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado. 4 Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. 5 “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”
6 Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, 7 Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?” 8 “Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.
9 Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. 10 Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho. 11 O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!” 12 “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” 13 Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.
14 Abraão chamou a este lugar "o Senhor providenciará", de onde se diz até o dia de hoje: “Sobre o monte o Senhor providenciará.”
15 Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, 16 e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. 17 Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, 18 e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”
19 Abraão voltou então para os seus servos, e foram juntos para Bersabéia, onde fixou sua residência.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo responsorial 114/115

Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

Eu amo o Senhor, porque ouve
o grito da minha oração.
Inclinou para mim seu ouvido
no dia em que eu o invoquei.

Prendiam-me as cordas da morte,
apertavam-me os laços do abismo;
invadiam-me angústia e tristeza,
eu então invoquei o Senhor:
“Salvai, ó Senhor, minha vida!”

O Senhor é justiça e bondade,
nosso Deus é amor-compaixão.
É o Senhor quem defende os humildes:
eu estava oprimido, e salvou-me.

Libertou minha vida da morte,
enxugou de meus olhos o pranto
e livrou os meus pés do tropeço.
Andarei na presença de Deus,
junto a ele na terra dos vivos.

Aclanação do Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação (2 Cor 5,19).


EVANGELHO (Mateus 9,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 9 1 Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.
2 Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados."
3 Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema."
4 Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações?
5 Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda?
6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te" - disse ele ao paralítico -, "toma a tua maca e volta para tua casa."
7 Levantou-se aquele homem e foi para sua casa".
8 Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Sobre as oferendas
Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1)

Depois da comunhão
Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA — PROTOMÁRTIRES DE ROMA
(Vermelho – Ofício da Memória)

Oração do dia: Ó Deus, que consagrastes com o sangue dos mártires os fecundos primórdios da Igreja de Roma, dai que sua coragem no combate nos obtenha uma força inabalável e a alegria da vitória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas: Recebei, Pai santo, as nossas oferendas na comemoração dos vossos santos mártires e dai-nos a graça de não vacilar ao proclamarmos nossa fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Depois da comunhão: Ó Deus, que, de modo admirável, manifestastes em vossos mártires o mistério da cruz, concedei que, fortalecidos por este sacrifício, possamos seguir fielmente a Cristo e participar na Igreja da obra de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Santo do Dia / Comemoração (PROTOMÁRTIRES DE ROMA):

Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da fé que se espalharia pelos anos seguintes. Nero aproveitou-se das calúnias que já cercavam a pequena e pouco conhecida comunidade hebraica que habitava Roma, formada por pacíficos cristãos. Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles. Há registros de um sadismo feroz e inaceitável, que fez com que o povo romano, até então liberal com relação às outras religiões, passasse a repudiar violentamente os cristãos. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos, provocando implacável perseguição. Alguns adultos foram embebidos em piche e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins da colina Oppio. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas. Desse modo, a crueldade se estendeu de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. Não havia justificativa, nem mesmo alegando razões de Estado, para tal procedimento. O ódio acabou se transformando em solidariedade. Os apóstolos são Pedro e são Paulo foram duas das mais famosas vítimas do imperador tocador de lira, por isso a celebração dos mártires de Nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio de ambos. Porém, como bem nos lembrou o papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica Apostólica Romana.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Jesus Faz “Barba e Cabelo”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

É até temeroso usar certas expressões como esta, para falar de Jesus, muitos pensam que seria banalizar a sua pessoa e ação, mais banalizado do que Jesus já foi, a partir da sua encarnação, e depois com a morte horrível na cruz, tudo por que? Para estar perto do homem, para amá-lo, comunicar a misericórdia de Deus e o Salvá-lo. Às vezes uma expressão assim, é melhor compreendida e toca mais fundo coração de alguém, do que frases muito batidas, mas que não dizem nada para a vida do ouvinte. Bom, mas vamos ao texto.

Se não entendermos que a Força da Salvação, da Graça Santificante e da Misericórdia de Deus, plenamente manifestadas em Jesus, é maior e mais poderosa do que nossos pecadinhos e pecadões, se não compreendermos que a Palavra penetra fundo chegando no centro da nossa vida, onde outras mensagens não conseguem com a mesma eficácia, permanecemos paralíticos como este homem, ficamos paralisados em nossos pecados, temos medo de encarar o mundo e confrontar a Força do Mal nele presente, como vimos no evangelho de ontem. Tem muito cristão paralítico, que não anda nem desanda, não se abre realmente para a Boa Nova, porque tem medo de perder algo, ainda mais com esse espírito consumista que infesta o coração do homem desse tempo. Paralíticos que atrapalham a vida da comunidade, que não deixa a pastoral caminhar, que faz de um Movimento Religioso algo tão mesquinho, desvirtuando do seu verdadeiro papel.

Tudo isso por quê? Não se acredita que Deus é tão misericordioso desse jeito, não se crê que esse amor de Deus por nós manifestado em Jesus, é realmente grandioso e infinito, paralisia é não conseguir amar com a mesma intensidade de Jesus, fazendo apenas uma “Meia Boca” do seu mandamento maior, dado ás vésperas da sua paixão, Coração amarrado que parece Mula empacadeira, não entende aquilo que é essencial no Cristianismo, na Comunidade de Mateus tinha gente assim, nas nossas também, não na Patagônia, como sempre se diz por aí, está na hora da gente assumir, não é?

Diante de Jesus não tem conversa fiada, a comunidade sentia-se incomodada com a presença daquele paralítico em meio dela, mas tinham Fé e esperança de que Jesus o iria libertar daquela paralisia do coração, que é a pior de todas.

Bom, havia uma paralisia Física sim, mas essa foi Café pequeno para o Poder de Jesus, entretanto, para o Judeu, deficiência física era conseqüência do pecado. O amor de Jesus e a Misericórdia do Pai, envolveu aquele homem naquele momento e o tornou liberto de qualquer mal que o aprisionava. Então uns Escribas, sempre eles, esses doutores que sabem tudo, mas ao mesmo tempo não sabem nada, ficaram horrorizados em seu íntimo mas foram descobertos por Jesus, admitiam até o milagre da deficiência, mas restituir ao homem o poder de amar e sentir-se amado por Deus, aí já era demais.

Muita gente hoje em dia busca uma cura de doenças que abalam a saúde, mas não se dispõe a curar também o coração, para amarem mais, para serem mais igreja, para serem mais corajosos e menos “Frouxos” em seu testemunho. E Jesus manifestou externamente aquilo que já havia realizado interiormente naquele homem. O homem levantou-se e foi para sua casa, onde o amor é essencial na relação entre as pessoas, é na casa e na Família que se aprende a amar como Jesus. O Povo glorificou a Deus, reconhecendo algo Divino em Jesus, os Escribas ruminaram sua raiva, e eu aqui, disse para mim mesmo, com uma enorme alegria no coração “O meu Senhor sempre Vence, Ele sempre faz Barba e Cabelo, aqui dentro do meu coração”

NOTA DO AUTOR – E assim encerramos as reflexões de Junho, esperamos não ter abalado a ninguém e a convite do Organizador do Site, pretendemos continuar escrevendo, porém, gostaria muito de ter alguns retornos para saber como a mensagem está chegando, não quero escrever bonito, mas quero escrever o suficiente para que o Senhor nos toque a todos, os efeitos de uma reflexão, recaem primeiramente no coração do próprio Escriba...
Diácono José da Cruz cruzsm@uol.com.br

2. Jesus vem remover a culpa imputada pela Lei
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

Mateus, preocupado em reunir dez milagres de Jesus, nos capítulos 8 e 9 de seu evangelho, resume esta narrativa da cura do paralítico, bem mais detalhada em Marcos. Embora a preocupação de Mateus seja o caráter messiânico da cura milagrosa, o núcleo da narrativa é o perdão dos pecados. O pecado, no Primeiro Testamento, era qualquer desobediência aos mais de seiscentos preceitos da Lei, impondo restrições minuciosas às práticas comuns do dia a dia.

O povo trabalhador, oprimido e empobrecido, por suas próprias atividades de sobrevivência não tinha condições de observar estes preceitos todos. Assim era considerado pecador. Ainda mais, as doenças e defeitos físicos eram consideradas como castigo pelo pecado. Jesus vem remover a culpa imputada pela Lei, retirando a acusação de pecado do paralítico e libertando-o de sua paralisia.

Oração
Pai, que minha fé ilimitada em teu Filho Jesus seja penhor de perdão e cura. Que o poder de Jesus me cure a partir do meu interior.

3. PERDÃO E CURA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A declaração de que os pecados do homem paralítico estavam perdoados causou espanto nos adversários de Jesus. Parecia-lhes ser uma ofensa a Deus o que ouviam. Como alguém, no caso Jesus, tinha a ousadia de usurpar um poder divino? O gesto de Jesus era inaceitável para eles. Não passava de uma autêntica blasfêmia.

Jesus não se dobrou a esta interpretação maldosa e errada de sua ação. E se declarou capaz de fazer algo ainda mais divino: curar a paralisia daquele homem. Demonstrando seu poder de curar, Jesus manifestou sua condição de Filho do homem, revestido com poderes conferidos pelo Pai, para agir em nome do Pai. Jesus, que perdoou os pecados daquele homem, também o libertou de sua limitação física.

Portanto, ao agir, Jesus não se prevalece de um poder que não lhe pertence. Ele não é um inimigo de Deus. Antes, é o instrumento escolhido por Deus para que a humanidade se beneficiasse da ação divina de perdoar os pecados e curar as pessoas de seus males.

O duplo gesto de Jesus dá-se na mais total fidelidade a Deus, sem que lhe seja feita concorrência ou que seus poderes sejam usurpados. Contemplar os gestos poderosos de Jesus correspondia a ver Deus prodigalizando a humanidade com seus bens. Porém, os inimigos de Jesus se recusavam a curvar-se diante da evidência.

Oração
Senhor Jesus, que eu contemple nos teus gestos poderosos a prodigalidade do amor do Deus derramado sobre a humanidade.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

“Diante de Deus ajoelhe-se sempre.” (Padre Pio)

“Seja perseverante nas orações e nas santas leituras.” (Padre Pio)

- “Dirás tu o mais belo dos credos quando houver noite em redor de ti, na hora do sacrifício, na dor, no supremo esforço duma vontade inquebrantável para o bem. Este credo é como um relâmpago que rasga a escuridão de teu espírito e no seu brilho te eleva a Deus”.(Padre Pio)

- “Menosprezai vossas tentações e não vos demoreis nelas. Imaginai estar na presença de Jesus. O crucificado se lança em vossos braços e mora no vosso coração. Beijai-Lhe a chaga do lado, dizendo: ‘Aqui está minha esperança; a fonte viva da minha felicidade. Seguro-vos, ó Jesus, e não me aparto de vós, até que me tenhais posto a salvo’”.(Padre Pio)

- “O amor é a rainha das virtudes. Como as pérolas se ligam por um fio, assim as virtudes, pelo amor. Fogem as pérolas quando se rompe o fio. Assim também as virtudes se desfazem afastando-se o amor”.(Padre Pio)

- “É preciso amar, amar e nada mais”.(Padre Pio)

- “Quando Jesus vem a nós na santa comunhão, encontra alegria em Sua criatura. Por nossa parte, procuremos Nele a nossa alegria.” (Padre Pio)

- “O santo silêncio nos permite ouvir mais claramente a voz de Deus”.(Padre Pio)

- “Quando te encontrares diante de Deus, na oração considera-te banhado na luz da verdade, fala-lhe se puderes, deixa simplesmente que te veja e não tenhas
preocupação alguma”.(Padre Pio)

- “Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus”.(Padre Pio)

- “Resigna-te a ser neste momento uma pequena abelha. E enquanto esperas ser uma grande abelha, ágil, hábil, capaz de fabricar bom mel, humilha-te com muito amor perante Deus e os homens, pois Deus fala aos que se mantêm diante dele humildemente”.(Padre Pio)

- “Uma só coisa é necessária: estar perto de Jesus”.(Padre Pio)

- “As almas não são oferecidas como dom; compram-se. Vós ignorais quanto custaram a Jesus. É sempre com a mesma moeda que é preciso pagá-las”.(Padre Pio)

- “Imitemos o coração de Jesus, especialmente na dor, e assim nos conformaremos cada vez mais e mais com este coração divino para que, um dia, lá em cima no Céu, também nós possamos glorificar o Pai celeste ao lado daquele que tanto sofreu”.(Padre Pio)

- “O verdadeiro servo de Deus é aquele que usa a caridade para com seu próximo, que está decidido a fazer a vontade de Deus a todo custo, que vive em profunda humildade e simplicidade”.(Padre Pio)

- “O trabalho é tão sagrado como a oração”.(Padre Pio)

- “A maior alegria de um pai é que os filhos se amem, formem um só coração e uma só alma. Não fostes vós que me escolhestes, mas o pai celeste que, na minha primeira
missa, me fez ver todos os filhos que me confiava”.(P.e Pio)

- “Rezai e continuai a rezar para não ficardes entorpecidos”.(Padre Pio)

- “As almas! As almas! Se alguém soubesse o preço que custam”.(Padre Pio)

- “O homem sem Deus é um ser mutilado”.(Padre Pio)

- “Deus nunca me recusou um pedido”.(Padre Pio)

O sábio elogia a mulher forte dizendo: os seu dedos manejaram o fuso. A roca é o alvo dos seus desejos. Fie, portanto, cada dia um pouco. Puxe fio a fio até a
execução e, infalivelmente, você chegará ao fim. Mas não tenha pressa, pois senão você poderá misturar o fio com os nós e embaraçar tudo.” (Padre Pio)

“O temor e a confiança devem dar as mãos e proceder como irmãos. Se nos damos conta de que temos muito temor devemos recorrer à confiança. Se confiamos excessivamente devemos ter um pouco de temor”. (Padre Pio)

Como distinguir uma tentação de um pecado e como estar certo de que não se pecou? – perguntou um penitente. Padre Pio sorriu e respondeu: “Como se distingue um burro de um homem? O burro tem de ser conduzido; o homem conduz a si mesmo!” (Padre Pio)

“O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade.” (Padre Pio)

“Deus é servido apenas quando é servido de acordo com a Sua vontade.” (Padre Pio)

“Tenhamos sempre horror ao pecado mortal e nunca deixemos de caminhar na estrada da santa eternidade.” (Padre Pio)

“Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores.” (Padre Pio)

“O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar.” (Padre Pio)

Por que a tentação passada deixa na alma uma certa perturbação? perguntou um penitente a Padre Pio. Ele respondeu: “Você já presenciou um tremor de terra? Quando tudo estremece a sua volta, você também é sacudido; no entanto, não necessariamente fica enterrado nos destroços!” (Padre Pio)

“Como é belo esperar!” (Padre Pio)

“Para mim, Deus está sempre fixo na minha mente e estampado no meu coração.” (Padre Pio)

“Ouço interiormente uma voz que constantemente me diz: Santifique-se e santifique!”
(Padre Pio)

“Subamos sem nos cansarmos, sob a celeste vista do Salvador. Distanciemo-nos das
afeições terrenas. Despojemo-nos do homem velho e vistamo-nos do homem novo.
Aspiremos à felicidade que nos está reservada.” (Padre Pio)

“Mesmo a menor transgressão às leis de Deus será levada em conta.” (Padre Pio

Deus ama quem segue o caminho da virtude.” (Padre Pio)
“Comunguemos com santo temor e com grande amor.” (Padre Pio)

“Nossa Senhora recebeu pela inefável bondade de Jesus a força de suportar até o fim as provações do seu amor. Que você também possa encontrar a força de perseverar com o Senhor até o Calvário!” (Padre Pio)

Tente percorrer com toda a simplicidade o caminho de Nosso Senhor e não se aflija inutilmente.”(P.e Pio)

“O medo excessivo nos faz agir sem amor, mas a confiança excessiva não nos deixa considerar o perigo que vamos enfrentar”. (Padre Pio)

“Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor, não há Deus; e sem Deus não se chega ao Paraíso. Tudo isso é como uma escada: se faltar um degrau, caímos”. (Padre Pio)

“Desapegue-se daquilo que não é de Deus e não leva a Deus”. (Padre Pio)

“Que Nossa Senhora aumente a graça em você e a faça digna do Paraíso”. (Padre Pio)

“Nas tribulações é necessário ter fé em Deus.” (Padre Pio)

“O Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas.” (Padre Pio)

“Queira o dulcíssimo Jesus conservar-nos na Sua graça e dar-nos a felicidade de
sermos admitidos, quando Ele quiser, no eterno convívio…” (Padre Pio)

“Quanto mais se caminha na vida espiritual, mais se sente a paz que se apossa de nós.” (Padre Pio)

“Que Jesus o aperte sempre mais ao Seu divino coração. Que Ele o alivie no sofrimento e lhe dê o abraço final no Paraíso.” (Padre Pio)

“O bem dura eternamente.” (Padre Pio)

“Deve-se caminhar em nuvens cada vez que se termina uma confissão!” (Padre Pio)

“Lembre-se de que você tem no Céu não somente um pai, mas também uma Mãe”. (Padre Pio)

“O amor nada mais é do que o brilho de Deus nos homens”. (Padre Pio)

“O passado não conta mais para o Senhor. O que conta é o presente e estar atento e pronto para reparar o que foi feito.” (Padre Pio)

“Se você fala das próprias virtudes para se exibir ou para vã ostentação perde todo o mérito.” (Padre Pio)

“De todos os que vierem pedir meu auxílio, nunca perderei nenhum!” (Padre Pio)

O Pai celeste está sempre disposto a contentá-lo em tudo o que for para o seu bem”. (Padre Pio)

“Um filho espiritual perguntou a Padre Pio: Como posso recuperar o tempo perdido?
Padre Pio respondeu-lhe “Multiplique suas boas obras!” (Padre Pio)

“Diga ao Senhor: Faça em mim segundo a Tua vontade, mas antes de mandar-me o sofrimento, dê-me forças para que eu possa sofrer com amor.”. (Padre Pio)

“A cada vitória sobre o pecado corresponde um grau de glória eterna”. (Padre Pio)

“Feliz a alma que atinge o nível de perfeição que Deus deseja!” (Padre Pio)

“Proponha-se a exercitar-se nas virtudes”. (Padre Pio)

“A sua casa deve ser uma escada para o Céu”. (Padre Pio)

“Quem te agita e te atormenta é o demônio.Quem te consola é Deus”! (Padre Pio)

“De que vale perder-se em vãos temores?” (Padre Pio)

“Agradeça sempre ao Pai eterno por sua infinita misericórdia”. (Padre Pio)

“Pense na felicidade que está reservada para nós no Paraíso”. (Padre Pio)

“É loucura fixar o olhar no que rapidamente passa”. (Padre Pio)

“Amar significa dar aos outros – especialmente a quem precisa e a quem sofre – o que de melhor temos em nós mesmos e de nós mesmos; e de dá-lo sorridentes e felizes, renunciando ao nosso egoísmo, à nossa alegria, ao nosso prazer e ao nosso orgulho”.
(Padre Pio)

“Seja paciente e espere com confiança o tempo do Senhor”. (Padre Pio)

“Invoquemos sempre o auxílio de Nossa Senhora.” (Padre Pio)

“No juízo final daremos contas a Deus até de uma palavra inútil que tenhamos dito.” (Padre Pio)

“Para consolar uma alma na sua dor, mostre todo o bem que ela ainda pode fazer”. (Padre Pio)

“Apóie-se, como faz Nossa Senhora, à cruz de Jesus e nunca lhe faltará conforto”. (Padre Pio)

“Se precisamos ter paciência para suportar os defeitos dos outros, quanto mais ainda
precisamos para tolerar nossos próprios defeitos!” (Padre Pio)

“Enquanto estivermos vivos sempre seremos tentados. A vida é uma contínua luta. Se
às vezes há uma trégua é para respirarmos um pouco.” (Padre Pio)

“Que Maria sempre enfeite sua alma com as flores e o perfume de novas virtudes e coloque a mão materna sobre sua cabeça. Fique sempre e cada vez mais perto de nossa Mãe celeste, pois ela é o mar que deve ser atravessado para se atingir as praias do
esplendor eterno no reino do amanhecer.” (Padre Pio)

“Meu Deus, perdoa-me. Nunca Te ofereci nada na minha vida e, agora, por este pouco que estou sofrendo, em comparação a tudo o que Tu sofreste na Cruz, eu reclamo injustamente!” (Padre Pio)

“Os talentos de que fala o Evangelho são os cinco sentidos, a inteligência e a vontade. Quem tem mais talentos, tem maior dever de usá-los para o bem dos outros.” (Padre Pio)

“Pobres e desafortunadas as almas que se envolvem no turbilhão de preocupações deste mundo. Quanto mais amam o mundo, mais suas paixões crescem, mais queimam de desejos, mais se tornam incapazes de atingir seus objetivos. E vêm, então, as inquietações,
as impaciências e terríveis sofrimentos profundos, pois seus corações não palpitam com a caridade e o amor. Rezemos por essas almas desafortunadas e miseráveis, para que Jesus, em Sua infinita misericórdia, possa perdoá-las e conduzi-las a Ele.”
(Padre Pio)

“Um dia você verá surgir o infalível triunfo da justiça Divina sobre a injustiça humana”. (Padre Pio)

“Há duas razões principais para se orar com muita satisfação: primeiro para render a Deus a honra e a glória que Lhe são devidas. Segundo, para falar com
Ele e ouvir a Sua voz por meio das Suas inspirações e iluminações interiores.” (Padre Pio)

“O meu passado, Senhor, à Tua misericórdia. O meu Presente, ao Teu amor. O meu futuro, à Tua Providência.” (Padre Pio)

“O passado não conta mais para o Senhor. O que conta é o presente e estar atento e pronto para reparar o que foi feito.” (Padre Pio)

“Quando fizer o bem, esqueça. Se fizer o mal, pense no que fez e se arrependa.” (Padre Pio)

“Se quiser me encontrar, vá visitar Jesus Sacramentado; eu também estou sempre lá.”
(Padre Pio)

“Pense em Jesus flagelado por amor a você, e ofereça com generosidade um sacrifício
a Ele”. (Padre Pio)

“Devemos odiar os nossos pecados, visto que o amor ao Senhor significa paz”. (Padre Pio)

“Mesmo quando perdemos a consciência deste mundo, quando parecemos já mortos, Deus
nos dá ainda uma chance de entender o que é realmente o pecado, antes de nos julgar. E se entendemos corretamente, como podemos não nos arrepender?” (Padre Pio)

“Temos muita facilidade para pedir, mas não para agradecer”. (Padre Pio)

“Peçamos a São José o dom da perseverança até o final”. (Padre Pio)

“Padre, eu não acredito no inferno – falou um penitente. Padre Pio disse: Acreditará quando for para lá?” (Padre Pio)

O maldito “eu” o mantém apegado à Terra e o impede de voar para Jesus. (Padre Pio)

“O mais belo Credo é o que se pronuncia no escuro, no sacrifício, com esforço”. (Padre Pio)

“E’ na dor que o amor se torna mais forte.” (Padre Pio)

“Padre Pio disse a um filho espiritual: Trabalhe! Ele perguntou: No que devo trabalhar, Padre? Ele respondeu: Em amar sempre mais a Jesus!” (Padre Pio)

“O demônio é forte com quem o teme, mas é fraquíssimo com quem o despreza.” (Padre Pio)

“Quando ofendemos a justiça de Deus, apelamos à Sua misericórdia. Mas se ofendemos a Sua misericórdia, a quem podemos apelar? Ofender o Pai que nos ama e insultar quem nos auxilia é um pecado pelo qual seremos severamente julgados.” (Padre Pio)

“A sua função é tirar e transportar as pedras, e arrancar os espinhos. Jesus é quem semeia, planta, cultiva e rega. Mas seu trabalho também é obra de Jesus. Sem Ele você nada pode fazer.” (Padre Pio)

Jesus lhe quer bem, da maneira que só Ele sabe amar.” (Padre Pio)

“A sua função é tirar e transportar as pedras, e arrancar os espinhos. Jesus é quem semeia, planta, cultiva e rega. Mas seu trabalho também é obra de Jesus. Sem Ele você nada pode fazer.” (Padre Pio)

“Amemos ao próximo. Custa tão pouco querer bem ao outro.” (Padre Pio)

“Deus sempre nos dá o que é melhor para nós.” (Padre Pio)

A humildade e a caridade são as “cordas mestras”. Todas as outras virtudes dependem delas. Uma é a mais baixa; a outra é a mais alta. ( P.e Pio )

A firmeza de todo o edifício depende da fundação e do teto! (Padre Pio)

“O grau sublime da humildade é não só reconhecer a abnegação, mas amá-la.” (Padre Pio)

“Você deve ter sempre prudência e amor. A prudência tem olhos; o amor tem pernas. O amor, como tem pernas, gostaria de correr a Deus. Mas seu impulso de deslanchar na direção dEle é cego e, algumas vezes, pode tropeçar se não for guiado pela
prudência, que tem olhos.” (Padre Pio)

“Jesus e a sua alma devem cultivar a vinha de comum acordo.” (Padre Pio

“Façamos o bem, enquanto temos tempo à nossa disposição. Assim, daremos glória ao nosso Pai celeste, santificaremos nós mesmos e daremos bom exemplo aos outros.” (Padre Pio)

“Seja paciente nas aflições que o Senhor lhe manda.” (Padre Pio)

“Viva sempre sob o olhar do Bom Pastor e você ficara’ imune aos pastos contaminados.” (Padre Pio)

“Lembre-se de que os santos foram sempre criticados pelas pessoas deste mundo, e puseram sob seus pés o mundo e as suas máximas .” (Padre Pio)

“Esforce-se, mesmo se for um pouco, mas sempre…” (Padre Pio)

“Todas as pessoas que escolhem a melhor parte (viver em Cristo) devem passar pelas dores de Cristo; algumas mais, algumas menos…” (Padre Pio)

“Que Jesus o mergulhe no esplendor da Sua imortal juventude.” (Padre Pio)

“Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo.”(Pe Pio)

“Para que se preocupar com o caminho pelo qual Jesus quer que você chegue à pátria celeste – pelo deserto ou pelo campo – quando tanto por um como por outro se chegará da mesma forma à beatitude eterna?” (Padre Pio)

“Para consolar uma alma na sua dor, mostre-lhe todo o bem que ela ainda pode fazer.” (Padre Pio)

“A caridade é o metro com o qual o Senhor nos julgará.” (Padre Pio)

“Nossa Senhora recebeu pela inefável bondade de Jesus a força de suportar até o fim as provações do seu amor. Que você também possa encontrar a força de perseverar com o Senhor até o Calvário!” (Padre Pio)

“Deus não opera prodígios onde não há fé.” (Padre Pio)

“Seja modesto no olhar.” (Padre Pio)

“Para mim, Deus está sempre fixo na minha mente e estampado no meu coração.” (Padre Pio)

“Como é belo esperar!” (Padre Pio)

Por que a tentação passada deixa na alma uma certa perturbação? perguntou um penitente a Padre Pio. Ele respondeu: “Você já presenciou um tremor de terra? Quando tudo estremece a sua volta, você também é sacudido; no entanto, não necessariamente
fica enterrado nos destroços!” (Padre Pio)

“O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se
colocam na posição de não conseguir mais escutar.” (Padre Pio)

“Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores.” (Padre Pio)

“Tenhamos sempre horror ao pecado mortal e nunca deixemos de caminhar na estrada da santa eternidade.” (Padre Pio)

“Deus é servido apenas quando é servido de acordo com a Sua vontade.”(Padre Pio)

“O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade.” (Padre Pio)

“Não nos preocupemos quando Deus põe à prova a nossa fidelidade. Confiemo-nos à Sua vontade; é o que podemos fazer. Deus nos libertará, consolará e enorajará.” (Padre Pio)

“O temor e a confiança devem dar as mãos e proceder como irmãos. Se nos damos conta
de que temos muito temor devemos recorrer à confiança. Se confiamos excessivamente
devemos ter um pouco de temor”. (Padre Pio)

“O sábio elogia a mulher forte dizendo: os seu dedos manejaram o fuso. A roca é o alvo dos seus desejos. Fie, portanto, cada dia um pouco. Puxe fio a fio até a
execução e, infalivelmente, você chegará ao fim. Mas não tenha pressa, pois senão você poderá misturar o fio com os nós e embaraçar tudo.” (Padre Pio)

“A caridade é o metro com o qual o Senhor nos julgará.” (Padre Pio)

“Para consolar uma alma na sua dor, mostre-lhe todo o bem que ela ainda pode fazer.” (Padre Pio)

“Para que se preocupar com o caminho pelo qual Jesus quer que você chegue à pátria celeste – pelo deserto ou pelo campo – quando tanto por um como por outro se chegará da mesma forma à beatitude eterna?” (Padre Pio)

“Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo.” (Padre Pio)

“Comunguemos com santo temor e com grande amor.” (Padre Pio)

“Tente percorrer com toda a simplicidade o caminho de Nosso Senhor e não se aflija inutilmente.” (Padre Pio)

“Deus ama quem segue o caminho da virtude.” (Padre Pio)

“Mesmo a menor transgressão às leis de Deus será levada em conta.” (Padre Pio)

“Subamos sem nos cansarmos, sob a celeste vista do Salvador. Distanciemo-nos das afeições terrenas. Despojemo-nos do homem velho e vistamo-nos do homem novo. Aspiremos à felicidade que nos está reservada.” (Padre Pio)

“Caminhe com alegria e com o coração o mais sincero e aberto que puder. E quando não conseguir manter esta santa alegria, ao menos não perca nunca o valor e a confiança
em Deus.” (Padre Pio)

“Ouço interiormente uma voz que constantemente me diz: Santifique-se e santifique!” (Padre Pio)

“Que Nossa Mãe do Céu tenha piedade de nós e com um olhar maternal levante-nos, purifique-nos e eleve-nos a Deus.” (Padre Pio)

“Não há nada mais inaceitável do que uma mulher caprichosa, frívola e arrogante, especialmente se é casada. Uma esposa cristã deve ser uma mulher de profunda piedade em relação a Deus, um anjo de paz na família, digna e agradável em relação ao próximo.” (Padre Pio)

“Nossa Senhora está sempre pronta a nos socorrer, mas por acaso o mundo a escuta e se emenda?” (Padre Pio)

“Seja grato e beije docemente a mão de Deus. É sempre a mão de um pai que pune porque lhe quer bem” (Padre Pio)

“Você teme um homem,um pobre instrumento nas mãos de Deus, mas não teme a justiça divina?” (Padre Pio)

Uma filha espiritual perguntou a Padre Pio: “O Senhor cura tantas pessoas, por que não cura esta sua filha espiritual?” Padre Pio respondeu-lhe em voz baixa: “E não nos oferecemos a Deus?”

“A divina bondade não só não rejeita as almas arrependidas, como também vai em busca das almas teimosas”. (Padre Pio)

“Pode-se manter a paz de espírito mesmo no meio das tempestades da vida”. (Padre Pio)

“Caminhe sempre e somente no bem e dê, cada dia, um passo à frente na linha vertical, de baixo para cima.” (Padre Pio)

“A oração é a efusão de nosso coração no de Deus.” (Padre Pio)

“Nunca vá se deitar sem antes examinar a sua consciência sobre o dia que passou. Enderece todos os seus pensamentos a Deus, consagre-lhe todo o seu ser e também todos os seus irmãos. Ofereça à glória de Deus o repouso que você vai iniciar e não
esqueça do seu Anjo da Guarda que está sempre com você.” (Padre Pio)

“A meditação não é um meio para chegar a Deus, mas um fim. A finalidade da meditação é o amor a Deus e ao próximo.” (Padre Pio)

“Viva feliz. Sirva ao Senhor alegremente e com o espírito despreocupado.” (Padre Pio)

“Mantenha-se sempre muito unido à Igreja Católica, pois somente ela pode lhe dar a verdadeira paz, porque somente ela possui Jesus Sacramentado que é o verdadeiro príncipe da paz.” (Padre Pio)

“Não desperdice suas energias em coisas que geram preocupação, perturbação e ansiedade. Uma coisa somente é necessária: elevar o espírito e amar a Deus.” (Padre Pio)

“Procuremos servir ao Senhor com todo o coração e com toda a vontade. Ele nos dará sempre mais do que merecemos.” (Padre Pio)

“Que Jesus reine sempre soberano no seu coração e o faça cada vez mais digno de seus divinos dons.” (Padre Pio)

“O demônio é forte com quem o teme, mas é fraco com quem o despreza.” (Padre Pio)

“Reflita no que escreve, pois o Senhor vai lhe pedir contas disso.” (Padre Pio)

“O Coração de Jesus não deixará cair no vazio a nossa oração se ela for plena de fé e de confiança.” (Padre Pio)

“A pessoa que nunca medita é como alguém que nunca se olha no espelho e, assim, não se cuida e sai desarrumada. A pessoa que medita e dirige seus pensamentos a Deus, que é o espelho de sua alma, procura conhecer seus defeitos, tenta corrigi-los,
modera seus impulsos e põe em ordem sua consciência.” (Padre Pio)

“É sempre necessário ir para a frente, nunca para trás, na vida espiritual. O barco que pára em vez de ir adiante é empurrado para trás pelo vento.” (Padre Pio)

“Não sejamos mesquinhos com Deus que tanto nos enriquece.” (Padre Pio)

“O amor tudo esquece, tudo perdoa, sem reservas.” (Padre Pio)

“Na igreja se fala somente com Deus.” (Padre Pio)

“Não se fixe voluntariamente naquilo que o inimigo da alma lhe apresenta.” (Padre Pio)

“Reze pelos infiéis, pelos fervorosos, pelo Papa e por todas as necessidades espirituais e temporais da Santa Igreja, nossa terna mãe. E faça uma oração
especial por todos os que trabalham para a salvação das almas e para a glória do nosso Pai celeste.” (Padre Pio)

“Se você não entrega seu coração a Deus, o que lhe entrega?”(Padre Pio) “Você deve seguir outra estrada. Tire de seu coração todas as paixões deste
mundo, humilhe-se na poeira e reze! Dessa forma, certamente você encontrará Deus, que lhe dará paz e serenidade nesta vida e a eterna beatitude na próxima.” (Padre Pio)

“Sigamos o caminho que nos conduz a Deus.” (Padre Pio)

“A natureza humana também quer a sua parte. Até Maria, Mãe de Jesus, que sabia que por meio de Sua morte a humanidade seria redimida, chorou e sofreu – e como sofreu!” (Padre Pio)

“Cuide de estar sempre em estado de graça.” (Padre Pio)

“Não se desencoraje, pois, se na alma existe o contínuo esforço de melhorar, no final o Senhor a premia fazendo nela florir, de repente, todas as virtudes como num jardim florido.” (Padre Pio)

“É necessário manter o coração aberto para o Céu e aguardar, de lá, o celeste orvalho.” (Padre Pio)

“Onde há mais sacrifício, há mais generosidade.” (Padre Pio)

“Enquanto tiver medo de ser infiel a Deus, você não será’. Deve-se ter medo quando o medo acaba!” (Padre Pio)

“Reze, reze! Quem muito reza se salva e salva os outros. E qual oração pode ser mais bela e mais aceita a Nossa Senhora do que o Rosario?” (Padre Pio)

“A ingenuidade e’ uma virtude, mas apenas ate certo ponto; ela deve sempre ser acompanhada da prudência. A astúcia e a safadeza, por outro lado, são diabólicas e podem causar muito mal.” (Padre Pio)

“Cada Missa lhe obtém um grau mais alto de gloria no Céu!” (Padre Pio)

“Se você tem dúvidas sobre a fé é exatamente porque tem fé!” (Padre Pio)

“A prática das bem-aventuranças não requer atos de heroísmo, mas a aceitação simples e humilde das várias provações pelas quais a pessoa passa.” (Padre Pio)

“A maior caridade é aquela que arranca as pessoas vencidas pelo demônio, a fim de ganhá-las para Cristo. E isso eu faço assiduamente, noite e dia.” (Padre Pio)

“Aquele que procura a vaidade das roupas não conseguirá jamais se revestir com a vida de Jesus Cristo.” (Padre Pio)

“Quando o dia seguinte chegar, ele também será chamado de hoje e, então, você pensará nele. Tenha sempre muita confiança na Divina Providência.” (Padre Pio)

“É doce o viver e o penar para trazer benefícios aos irmãos e para tantas almas que, vertiginosamente, desejam se justificar no mal, a despeito do Bem Supremo.” (Padre Pio)

“O Santo Sacrifício da Missa é o sufrágio mais eficaz, que ultrapassa todas as orações, as boas obras e as penitências. Infalivelmente produz seu efeito para vantagem das almas por sua virtude própria e imediata.” (Padre Pio)

“Combata vigorosamente, se está interessado em obter o prêmio destinado às almas fortes.” (Padre Pio)

“Não queremos aceitar o fato de que o sofrimento é necessário para nossa alma e de que a cruz deve ser o nosso pão cotidiano. Assim como o corpo precisa ser
nutrido, também a alma precisa da cruz, dia a dia, para purificá-la e desapegá-la das coisas terrenas. Não queremos entender que Deus não quer e não
pode salvar-nos nem santificar-nos sem a cruz. Quanto mais Ele chama uma alma a
Si, mais a santifica por meio da cruz.” (Padre Pio)

“Nunca se canse de rezar e de ensinar a rezar.” (Padre Pio)

“Todas as percepções humanas, de onde quer que venham, incluem o bem e o mal. É necessário saber determinar e assimilar todo o bem e oferecê-lo a Deus, e eliminar todo o mal.” (Padre Pio)

“Faltar com a caridade¨¦ como ferir a pupila dos olhos de Deus.”(Padre Pio)

“Há alegrias tão sublimes e dores tão profundas que não se consegue exprimir com palavras. O silêncio é o último recurso da alma, quando ela está inefavelmente feliz ou extremamente oprimida!” (Padre Pio)

“Seria mais fácil a Terra existir sem o sol do que sem a santa Missa!”(Padre Pio)

“Os corações fortes e generosos não se lamentam, a não ser por grandes motivos e,ainda assim,não permitem que tais motivos penetrem fundo no seu íntimo.(P.e Pio)

“Recorramos a Jesus e não às pessoas, pois só ele nunca nos faltará.”(Padre Pio)

“Jesus vê, conhece e pesa todas as suas ações.”(Padre Pio)

“Sejam como pequenas abelhas espirituais, que levam para sua colméia apenas mel e cera. Que, por meio de sua conversa, sua casa seja repleta de docilidade, paz, concórdia, humildade e piedade!” (Padre Pio)

“Quando a videira se separa da estaca que a sustenta, cai, e ao ficar na terra apodrece com todos os cachos que possui. Alerta, portanto, o demônio não dorme!”
(Padre Pio)

“Deus quer que as suas misérias sejam o trono da Sua misericórdia.” (Padre Pio)

“Leve Deus aos doente; valera’ mais do que qualquer tratamento!” (Padre Pio)

“A mansidão reprime a ira.” (Padre Pio)

“Não abandone sua alma à tentação, diz o Espírito Santo, já que a alegria do coração é a vida da alma e uma fonte inexaurível de santidade.” (Padre Pio)

“Jesus está com você, e o Cireneu não deixa de ajudar-te a subir o Calvário.” (Padre Pio)

“Vive-se de fé, não de sonhos.” (Padre Pio)

“Submeter-se não significa ser escravo, mas ser livre para receber santos conselhos.” (Padre Pio)

“Todas as graças que pedimos no nome de Jesus são concedidas pelo Pai eterno.” (Padre Pio)

“Uma Missa bem assistida em vida será mais útil à sua salvação do que tantas outras que mandarem celebrar por você após sua morte!” (Padre Pio)

“Como Jesus, preparemo-nos a duas ascensões: uma ao Calvário e outra ao Céu. A ascensão ao Calvário, se não for alegre, deve ao menos ser resignada!” (Padre Pio)

“Nas tentações, combata com coragem! Nas quedas, humilhe-se mas não desanime!” (Padre Pio)

“No tumulto das paixões terrenas e das adversidades, surge a grande esperança da misericórdia inexorável de Deus. Corramos confiantes ao tribunal da penitência onde Ele, com ansiedade paterna, espera-nos a todo instante.” (Padre Pio)

“Que o Espírito Santo guie a sua inteligência, faça-o descobrir a verdade escondida na Sagrada Escritura e inflame a sua vontade para praticá-la.”(Padre Pio)

“Se tanta atenção é dada aos bens desta Terra, quanto mais se deve dar aos do Céu? Faça, portanto, uma boa leitura espiritual, a santa meditação, o exame de
consciência, e fará progresso na perfeição cristã e no amor de Jesus.”(Padre Pio)

“O amor e o temor devem sempre andar juntos. O temor sem amor torna-se covardia.

O amor sem temor torna-se presunção.” (Padre Pio)

“Não se desencoraje se você precisa trabalhar muito para colher pouco. Se você pensasse em quanto uma só alma custou a Jesus, você nunca reclamaria!”(Padre Pio)

“Que Maria seja toda a razão da sua existência e o guie ao porto seguro da eterna salvação. Que Ela lhe sirva de doce modelo e inspiração na virtude da
santa humildade.”(Padre Pio)

“Se quisermos colher é necessário não só semear, mas espalhar as sementes num bom campo. Quando as sementes se tornarem plantas, devemos cuidá-las para que as novas plantas não sejam sufocadas pelas ervas daninhas.”(Padre Pio)

“Não se aflija a ponto de perder a paz interior. Reze com perseverança, com confiança, com calma e serenidade.” (Padre Pio)

“.É difícil tornar-se santo. Difícil, mas não impossível. A estrada da perfeição é longa, tão longa quanto a vida de cada um. O consolo é o repouso no decorrer do caminho. Mas, apenas restauradas as forças, é necessário levantar-se rapidamente e retomar a viagem!” (Padre Pio)

“O mal não se vence com o mal, mas com o bem, que tem em si uma força sobrenatural.” (Padre Pio)

“A mulher forte é a que tem temor de Deus, a que mesmo à custa de sacrifício faz a vontade de Deus.” (Padre Pio)

“O Anjo de Deus não nos abandona jamais.” (Padre Pio)

“Somente por meio de Jesus podemos esperar a salvação.”(Padre Pio)

“O Senhor nos dá tantas graças e nós pensamos que tocamos o céu com um dedo. Não sabemos, no entanto, que para crescer precisamos de pão duro, das cruzes, das humilhações, das provações e das contradições.” (Padre Pio)

“Devo fazer somente a vontade de Deus e, se lhe agrado, o restante não conta.” (Padre Pio)