segunda-feira, 2 de maio de 2011

Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito

Evangelho: João (Jo 3, 1-8)

Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele". 3Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o reino de Deus".

4Nicodemos disse: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?" 5Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: "Vós deveis nascer do alto.8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho

Nascer do Espírito

Nicodemos representa uma categoria de pessoas que se aproximam de Jesus com o desejo de conhecê-lo e de se fazer discípulo dele. Num primeiro momento, a aproximação acontece no escondimento. Por isso, ele vem falar com Jesus na calada da noite, para não ser flagrado por nenhum de seus companheiros, com o risco de se tornar objeto de zombaria e perseguição.


De início, uma simples admiração pelo Mestre, e um desejo sincero de ouvir-lhe os seus ensinamentos. Quando, porém, se põe a ouvi-lo, começa a descobrir o longo caminho que deverá percorrer até sintonizar com o Mestre. O diálogo entre Jesus e Nicodemos é cheio de mal-entendidos. Assim, quando o Mestre lhe afirma a necessidade de "nascer de novo", ou "nascer do alto", Nicodemos entende isso no sentido superficial, imaginando deve voltar ao ventre materno e retomar a vida a partir daí.


O discipulado exigia do discípulo secreto nascer do Espírito. O que significa isto, na prática? Jesus propunha a Nicodemos romper os laços que o ligavam à sinagoga, para aderir, de todo coração, à comunidade cristã. Em outras palavras, deveria renunciar à sua condição de fariseu e de alto dignitário dos judeus, e confessar-se abertamente discípulo de Jesus. Esta opção resultaria em desprezo e perseguição por parte de seus antigos correligionários. Seria necessário começar uma vida nova, na pobreza e no despojamento, e confiar totalmente, apenas, em Deus. Isto seria nascer de novo! [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Nenhum comentário:

Postar um comentário