Terça-feira, 3 de maio de 2011
Santos Filipe e Tiago (Apóstolos e Mártires), Oficio de Festa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Branca
Hoje: Dia do Sertanejo, Dia do Sol, Dia Mundial de Liberdade de Imprensa e Dia Mundial da Asma.
Santos: São Tiago, Felipe, Maura, Alexandre I (papa, e seus companheiros, mártires), Timóteo, Maura, Alexandre (soldado mártir), Antonina, Evêncio, Teodulo, Juvenal (Bispo de Nárni), Felipe de Zell
Antífona: Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, alueluia!
Oração: Ó Deus vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso Filho que vejamos eternamente a vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
I Leitura: 1ª Carta de Paulo aos Coríntios (1Cor 15, 1-8)
O Senhor apareceu a Tiago
1lrmãos, quero lembrar o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceram aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. Palavra do Senhor!
Comentando a Leitura
É isso, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes
"Cristo ressuscitado" é o fundamento de nossa fé. Neste texto de Paulo estão as linhas principais do "Credo" cristão, e o mais antigo testemunho sobre a tradição da doutrina da Igreja das origens. Funda-se Paulo no "fato" da ressurreição de Cristo, a certeza basilar da fé cristã, certeza oferecida e confirmada por longa série de testemunhas que “viram" o "Ressuscitado". Este é o ensinamento da Igreja, este o "evangelho", a alegre notícia que trouxe a salvação e funda todas as outras realidades da fé, das quais é a suprema garantia. Aqui é afirmada a "tradição" da Igreja, ou seja, o ensinamento vivo que se transmite com base nas Escrituras. É-nos dado um estilo de anúncio na evangelização e na catequese. [Extraído do MISSAL COTIDIANO ©Paulus, 1997]
Salmo: 18(19A), 2-3. 4-5 (R/. 5a)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra
Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite pública esta noticia.
Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo sua voz.
Evangelho: João (Jo 14. 6-14)
Há tanto tempo estou convosco e não me conheces
Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".
8Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9Jesus respondeu: "Há quanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai?' 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores que estas. Pois eu vou para o Pai,13e o que pedirdes em meu nome, eu realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei". Palavra da Salvação!
Comentário o Evangelho
Mostra-nos o Pai!
O diálogo com os discípulos torna-se mormente delicado quando Filipe, falando em nome dos demais, pede a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta!" Pedido ousado, se considerarmos que a piedade bíblica excluía qualquer possibilidade de alguém ver Deus e permanecer vivo. Por isso, todos os relatos de manifestação de Deus - teofania - revelam que a pessoa que contempla a glória divina fica tomado de pavor, diante da possibilidade de morrer. Como, então, os discípulos de Jesus ousavam querer ver o Pai?
O Mestre procura levá-los a pensar a questão de maneira correta, numa perspectiva nova. Os discípulos esperavam uma teofania, no melhor estilo das teofanias do Antigo Testamento. Jesus, porém, intervém com algo muito mais simples. Coloca-se a si próprio como mediação da visão do Pai: "Quem me viu, viu o Pai! Você não acredita que estou no Pai e que o Pai está em mim?"
A visão do Pai era a coisa mais desejada pelos discípulos. Bastaria dar um salto de qualidade para descobrir, na pessoa de Jesus, o rosto do Pai. E, para isso, era mister nutrir por Jesus fé idêntica à dedicada ao Pai. Sem uma fé verdadeira eles estariam privados da visão do Pai, ou continuariam a querer vê-lo, mas de maneira totalmente incorreta. A única forma de ver Deus Pai consiste em contemplá-lo na pessoa de Jesus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]
Oração da assembleia (Deus Conosco)
Os apóstolos testemunharam com a vida o evangelho! Para que a Igreja seja cada vez mais santa e imaculada, rezemos ao bom Deus. Fazei-nos, Senhor, missionários de vosso Reino!
Felizes aqueles que anunciam o Evangelho! Para que os evangelizadores sejam fiéis e testemunhem com alegria o evangelho de Cristo, rezemos ao bom Deus.
A comunidade é lugar de solidariedade e de partilha! Para que aprendamos todos o jeito de Jesus, e sejamos misericordiosos uns com os outros, rezemos ao bom Deus.
Amar é servir! Para que nós sejamos sempre servidores, principalmente dos mais sofredores, rezemos ao bom Deus.
(Intenções próprias da comunidade)
Oração sobre as Oferendas:
Recebei, ó Deus, as oferendas que vos apresentamos na festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago: e dai-nos a graça de praticar uma religião pura e imaculada. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão:
Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta. Filipe, quem me vê, vê o Pai, aleluia! (Jo 14, 8-9)
Oração Depois da Comunhão:
Purificai, ó Deus, os nossos corações pela participação nesta Eucaristia, para que, contemplando-vos em vosso Filho, com São Filipe e São Tiago, mereçamos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário