quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caim matou o seu irmão Abel

Leitura: Gênesis (Gn 4, 1-15.25)

Caim matou o seu irmão Abel

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: "Gerei um homem com a ajuda do Senhor". 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6Então o Senhor perguntou a Caim: "Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo"

8Caim disse a seu irmão Abel: "Vamos ao campo". Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: "Onde está o teu irmão Abel?" Ele respondeu: "Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?" 10O Senhor lhe disse: "Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra". 13Caim disse ao Senhor: "Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar, me matará". 15E o Senhor lhe disse: "Não! Mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!" O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: "O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou". Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura

Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel matou-o

O relato dos primeiros capítulos do Gênesis representa um todo com o que segue nos capítulos 4-11, e não pode ser separado destes. Trata-se apenas de uma consequência. Neles o autor denuncia não somente os males existentes na vida familiar do homem, mas também os que dominam a vida social. Tais males são resultado e manifestação do mal que está na raiz e que é a ruptura do homem com Deus. Existe uma violência extrema na convivência humana, motivo pelo qual Caim mata Abel. Desvinculado de Deus e fechado em si mesmo, o homem não percebe mais o sentido do outro na sua vida. Caim que mata o irmão é aquele que mata o “outro”. [MISSAL COTIDIANO, ©Paulus, 1997]

Nenhum comentário:

Postar um comentário