quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festa da apresentação do Senhor ao templo

2 de fevereiro de 2011

Hoje, 2 de fevereiro, 40 dias após a celebração do Natal, celebra a Igreja a festa da apresentação do Senhor ao templo. O Senhor entra em Sua própria casa. O Senhor é apresentado a Deus. Na verdade, de acordo com a lei de Moisés, deviam ser consagrados a Deus os primogênitos, isto é, as crianças do sexo masculino que nascessem por primeiro, de todas as mulheres. Eram pessoas estreitamente relacionadas com Deus. Jesus é filho de Deus, e, no entanto, submeteu-se a esta lei Mosaica. Foi apresentado e foi consagrado.

Hoje, a Igreja celebra o dia da vida consagrada, isto é, são todos aqueles e aquelas que decidiram seguir radicalmente, “sine glossa”, o Evangelho de Jesus Cristo, emitindo os famosos 3 votos de pobreza, obediência e castidade. Estes religiosos e religiosas no Senhor são, para a Igreja, um sinal vivo, concreto, que o Reino de Deus está por vir. Abandonaram as riquezas deste mundo porque descobriram uma riqueza escatológica maior, que é Jesus Cristo ressuscitado. Estão de tal modo unidos a Deus, que não querem outra coisa a não ser realizar Sua vontade, expressa, concreta, historicamente, na vontade do superior religioso. E, finalmente, não se desejam casar, com quem quer que seja, a não ser com Deus, o próprio Criador. Emitem então o voto de castidade ou de virgindade perpétua.

Não são apenas os religiosos aqueles chamados a seguirem radicalmente o Evangelho. De maneira diversa ou distinta, porque não existe uma única maneira concreta de se seguir Jesus, todos nós estamos chamados à radicalidade. O delicado em tudo isto é que não existem regras prontas ou parâmetros bons. Assim, por exemplo, se quero seguir Jesus pobre, até onde devo aumentar as minhas posses materiais? Se quero seguir Jesus obediente, como fazer para realizar em tudo a vontade de Deus? Se quero seguir Jesus casto e inteiramente dedicado ao Pai, como viver a castidade de acordo com meu estado?

Para todos vale a ordem e o convite de Jesus. “Quem quiser ser Meu discípulo, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.” A festa de hoje é a festa da radicalidade. Dela estão excluídos apenas aqueles que afirmam a si próprios: “eu não fui feito para a radicalidade, eu prefiro navegar na mediocridade”. Mas eu espero que não seja o caso de nenhum daqueles que me vêem e me escutam neste momento. Pelo contrário, após esta meditação, procurar-se-á responder à seguinte pergunta: Que posso fazer mais em minha vida Cristã, para seguir Jesus Cristo com maior radicalidade, consagrando-me a Ele, ou então, vivendo a consagração batismal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário