segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Buscai o Senhor, humildes da terra

I Leitura: Sofonias (Sf 2,3; 3,12-13)

Na Galiléia, o povo viu brilhar uma grande luz

3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor. 12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará. Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura

Buscai o Senhor, humildes da terra

O termo hebraico de Sf 2,3 geralmente é traduzido por “pobres”, mas a melhor tradução seria “humildes” ou “mansos”.

No conceito bíblico, os humildes são, antes de tudo, os israelitas submissos à vontade divina e por causa disso perseguidos de todas as formas. Tudo lhes é espoliado, seus bens materiais e até mesmo sua vida. Somente não lhes pode ser tirada a confiança que depositam em Deus.

Para Sofonias, o Dia do Senhor consiste na resposta de Deus a esse “resto fiel” de humildes, quando a eles será enviado o Messias; e, segundo outros textos bíblicos, o Messias mesmo será um entre eles (Zc 9,9).

Para a maioria dos profetas, os soberbos de Israel, ou seja, aqueles que estão obstinados em não fazer a vontade de Deus, ficarão dispersos para sempre entre as nações. Contudo, Deus ama o povo de Israel e por isso um “pequeno resto” de israelitas fiéis a Deus sobreviverá e será reunido para a restauração messiânica. [Aíla Luzia Pinheiro Andrade, nj, Vida Pastoral n.276, Paulus]

Nenhum comentário:

Postar um comentário