segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Deus escolheu o fraco para confundir o forte

II Leitura: 1 Coríntios (1Cor 1, 26-31)

Sabedoria do mundo e loucura da cruz

26Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”. Palavra do Senhor!

Comentando a II Leitura

Deus escolheu o fraco para confundir o forte

Paulo, em sua carta à comunidade de Corinto, enfrenta um problema muito comum no meio humano: os níveis sociais. O texto sugere que as pessoas simples estão enfrentando o preconceito daquelas que, na comunidade, pertencem a classes mais abastadas.

Paulo explica que a dinâmica de Cristo é diferente da empregada pelo mundo. O que seria loucura para o mundo é, no reino de Deus, sabedoria. E o que é fraqueza para o mundo, para Deus, é fortaleza. Aqueles que estão repletos dos valores contrários ao Reino e se gloriam em si mesmos não se abrem para Deus, porque põem sua confiança naquilo que são e nos bens que possuem.

Mas os cristãos devem gloriar-se no Senhor, que os escolheu e realizou neles a salvação operada em Cristo por pura gratuidade, por puro dom de seu amor, e não porque eram importantes “aos olhos do mundo”. Desse modo, as pessoas simples da comunidade de Corinto são bem-aventuradas, porque seu único bem é apenas Deus. [Aíla Luzia Pinheiro Andrade, nj, Vida Pastoral n.276, Paulus]

Nenhum comentário:

Postar um comentário