terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comentando At 22, 3-16

O desígnio concreto de Deus

Judeu de nascimento e educação, judeu em seu zelo pelo “Deus de nossos pais” (Dt 26,7; Esd 7, 27) e em seu zelo anticristão assim é Saulo, ou Paulo. Ananias era também judeu, observante e respeitado pelos seus conterrâneos.

Nos vv. 14-15 a escolha de Paulo é como a de um profeta antigo e muito mais. Pode conhecer o desígnio concreto de Deus, ver e escutar diretamente o Justo (ou Inocente) por excelência e ser testemunha ocular de tudo. Ou seja, a instrução de Ananias é só complementar. Paulo se encontra ao nível dos apóstolos. Chamá-lo Justo/Inocente, se por um lado evita pronunciar o nome de Jesus, por outro encerra acusação de terem condenado o inocente: assim é como os ouvintes o podem escutar. Ananias (ou Paulo) menciona o novo rito de perdão (v.16), que substitui a lei com todos os seus mecanismos: o batismo com a invocação do nome (de Jesus). Paulo supõe que os ouvintes captam todas as alusões. Mas não menciona o dom do Espírito. [Bíblia do Peregrino]

Comentando a Leitura Alternativa (At 9, 1-20)

Esse homem é o instrumento que escolhi

Narrando a conversão de Saulo, Lucas quer descrever-lhe a vocação apostólica, mais que a conversão pessoal. De fato, devia ele explicar a seus leitores como Paulo era verdadeiramente apóstolo conquanto não pertencesse ao colégio dos Doze, nem tivesse conhecido Jesus. O relato de Lucas prova que Paulo viu o Ressuscitado, como os Doze, e que o Senhor o enviou a pregar; como aos Doze. O chamado de Cristo deve, porém, ser ratificado pela Igreja. Cristo manda Paulo à Igreja, por Ananias, que o batiza e lhe "abre os olhos".

Por outro lado, a experiência pessoal do Ressuscitado influiu na missão e no conteúdo da mensagem de Paulo. Esta não é uma doutrina humana, mas revelação de Deus. Cristo vive nos cristãos. O Deus que se revelou em Jesus é o Deus dos pais. Há, por isso, unidade na ação de Deus e continuidade na história da salvação. A ressurreição é a prova do valor salvífica da cruz. [Missal Cotidiano, Paulus, 1997]

Nenhum comentário:

Postar um comentário