terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Evangelho: Marcos (Mc 16, 15-18)

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados" Palavra da Salvação!

Contexto: Aparições de Jesus ressuscitado cf. leituras paralelas: Mt 28, 16-20; Lc 24, 36-38; Jo 20,19-23; 1Cor 15,3-8.

Comentário do Evangelho

A missão universal

Enviados pelo poder que Jesus recebeu do Pai, os apóstolos deveriam partir, dispostos a caminhar por todas as estradas do mundo, e a anunciar a Boa Nova da salvação a quantos encontrassem. Ninguém podia ser deixado de lado, pois a salvação é um direito de todos.


O sinal de adesão a Jesus dar-se-ia no batismo feito “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Seria a forma de vincular toda a humanidade com o Pai, por meio de Jesus, na força do Espírito Santo. Desta comunhão de amor deveria surgir uma humanidade nova, fundada na filiação divina e na fraternidade.


Os apóstolos tinham como tarefa levar os novos discípulos a pautar suas vidas pelos ensinamentos do Mestre. Nada de novas doutrinas! Bastaria ensinar os batizados a observar tudo quanto Jesus lhes havia ensinado: nada mais do que amar a Deus e ao próximo, como fora explicitado no Sermão da Montanha.

Uma certeza deveria animar os apóstolos: o Ressuscitado estaria para sempre junto deles, incentivando-os a serem fiéis à missão. Portanto, nada de se deixarem abater pela grandiosidade e pelas exigências da tarefa recebida. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Deus Conosco dia a dia (Editora Santuário, et al)

-Pela Igreja presente no mundo inteiro, para que seja sinal vivo e transparente do Reino, roguemos ao Senhor. Guiai-nos, Senhor, em vossos caminhos!

-Para que more sempre no coração do povo cristão a esperança e a misericórdia divina, roguemos ao Senhor.

-Por todas as Comunidades, para que a cada dia aprendam dos ensinamentos do apóstolo Paulo e vivam em paz, roguemos ao Senhor.

-Pela grande cidade de São Paulo, para que seus habitantes experimentem a solidariedade humana, a força da união e a construção de uma sociedade que acolhe e pratica o bem, roguemos ao Senhor.

(Intenções próprias da comunidade)

Oração sobre as Oferendas:

Que o vosso Espírito, ó Deus, nos conceda nesta celebração a luz de fé que sempre iluminou o apóstolo São Paulo para anunciar o vosso nome aos povos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão:

Vivo da fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gl 2,20)

Depois da Comunhão:

Que esta comunhão, Senhor nosso Deus, alimente em nós o ardor da caridade que inflamava o apóstolo São Paulo em sua solicitude por todas as Igrejas. Por Cristo, nosso Senhor.

Para sua reflexão: O Evangelho de São Marcos é menor dos três sinóticos: apenas 16 capítulos. Uma simples passagem com apenas dois versículos resume muito bem a nossa missão de cristãos: evangelizar. Os sinais preconizados nos versículos 17 e 18 são a contrapartida de Deus para quem leva esta missão a sério, com forte respaldo na nossa fé, evidentemente. Mas estes sinais não são para nosso benefício particular, mas comunitário, isto é, para o próximo. Eis o nosso desafio: levar do Evangelho para a vida, concretamente falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário