quarta-feira, 16 de março de 2011


Bispos convocam reunião de emergência





08:50 - 15/03/2011

Os Bispos japoneses irão a Sendai para um encontro de emergência convocado para amanhã, 16 de março. Em declarações à Agência Fides, Dom Martin Tetsuo Hiraga, Bispo de Sendai, Diocese mais atingida pelo tremor e pelo tsunami, explica que “a tragédia teve um forte impacto emotivo na sociedade, os cidadãos estão extremados e desorientados. Agradecem ao Papa por suas palavras, que infundem coragem e esperança; justamente a esperança, que “é o dom que os cristãos oferecem à nação neste momento de sofrimento”:

O Bispo conta que a situação é muito difícil, ainda não se pode compreender a entidade do desastre porque as notícias são fragmentárias. Sua diocese é muito grande e cobre quatro Prefeituras civis, num total de cerca de 500 km de costa, no norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago nipônico. O tsunami atingiu mais de 300 km de costas. Na Prefeitura de Aamori, duas paróquias foram atingidas, em Iwate 4, outras duas na prefeitura de Miyagi e 2 em Fukushima.

Dom Martin Tetsuo Hiraga agradece as ajudas e os voluntários que estão chegando de todo o Japão, e acrescenta: “Nós, católicos da Diocese de Sendai, somos pouco mais de 10 mil, um pequeno rebanho, mas continuamos a rezar pelas vítimas e faremos o possível para levar consolo e testemunhar, neste momento de sofrimento, a mensagem de amor de Cristo”.

O encontro de emergência de amanhã em Sendai, deverá decidir as estratégias: “Devemos nos consultar sobre como agir. Por enquanto, confiamos em Deus e pedimos as orações de todos os cristãos do mundo. Recebemos a mensagem do Santo Padre e o agradecemos por suas palavras, que nos trazem coragem e esperança. Hoje, esta é a nossa missão específica: ajudar a nação a elevar os olhos ao Céu e a manter acesa a chama da esperança” – diz o Bispo.

Fonte: Rádio Vaticano

Episcopado do Japão se reúne amanhã, 16, para debater situação do país

O bispo Dom Martin Tetsuo Hiraga, de Sendai, diocese mais atingida pelo terremoto e pelo tsunami que abalaram o Japão, informou à Agência Fides que bispos de todo o país irão realizar um encontro de emergência amanhã, 16 de março, na própria região de Sendai. A reunião do episcopado japonês terá como objetivo decidir estratégias de procedimentos relativos à tragédia. "Devemos nos consultar sobre como agir. Por enquanto confiamos em Deus e pedimos orações de todos os cristãos do mundo", disse.

O bispo de Sendai falou ainda sobre a calamidade enfrentada por todo o país e particularmente por sua diocese. "A situação é muito difícil, ainda não podemos compreender a dimensão do desastre; as notícias ainda são fragmentadas", disse. Conforme o prelado, a diocese da qual é bispo é muito grande, cobrindo um total de 500 km de costa. O fato é que a onde gigante atingiu mais de 300 Km de costa. "Não sabemos ainda quantas pessoas morreram, quantos são os dispersos e os desabrigados e se dentre eles há católicos".

Diante de um quadro tão incerto, Dom Hiraga declarou ainda ser difícil dizer o que é possível ser feito e como ajudar. No entanto, voluntários de todo o Japão chegam dispostos a oferecer auxílio. "É preciso unidade e boa vontade. Nós, católicos da Diocese de Sendai, somos pouco mais de 10 mil, um pequeno rebanho, mas continuamos a rezar pelas vítimas e faremos o possível para levar consolo e testemunhar, neste momento de sofrimento, a mensagem de amor de Cristo".

Por fim, o bispo japonês agradeceu as palavras solidárias do Santo Padre enviadas ontem. Segundo o prelado, elas infundem coragem e esperança; "justamente a esperança que é o dom que os cristãos oferecem à nação neste momento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário