domingo, 13 de março de 2011

O deserto é o lugar de purificação e decisão



Na tradição do Êxodo, no Primeiro Testamento, o deserto é o lugar de purificação e decisão, em um processo de mudança de vida. As condições ambientais de despojamento, próprias do deserto, são propícias à reformulação de valores pessoais ou comunitários, previamente assumidos.
Assim, o povo hebreu, conforme a tradição, ao sair do Egito, permaneceu quarenta anos no deserto, que serviram como preparação para as novas condições de vida na "terra prometida", que invadiram exterminando os povos que aí habitavam.
Os três evangelistas sinóticos, fazendo analogia com os episódios ma saída do Egito, narram que Jesus, após receber o batismo de João, passou também "quarenta dias" no deserto, como um tempo de provação. O agente da provação é o diabo, que propõe a Jesus, sucessivamente, que transforme pedras em pães, que se prostre diante dele e que se lance do alto do Templo. Estas tentações delineiam o perfil do messias glorioso: promessa demagógica de pão para todos, ostentar-se como o protegido pelo poder divino, e assumir o poder sobre todos os reinos do mundo. Assim, o evangelista associa tal messias ao projeto do diabo. E a "tentação" de Jesus exprime um momento de decisão de Jesus pelo início de seu ministério, optando por suas linhas mestras: Jesus vem para instaurar o Reino da partilha, da humildade e do serviço, com a comunicação do amor de Deus a todos os povos, sem exclusões. A quaresma é o tempo propício a um maior amadurecimento da fé em Jesus, que toca os corações por sua palavra. É a palavra humilde e amorosa que tem a força transformadora renovando a vida no mundo, pela prática da justiça e pela fidelidade à vontade do Pai que quer vida plena para todos. Fica assim removido o pecado do mundo (primeira e segunda leituras), libertando-o da dominação dos adoradores do dinheiro e do poder.


José Raimundo Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário