quarta-feira, 16 de março de 2011

O sinal de Jonas

Quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa



Santos: Vicente Ferrer, Derfel Gadarn, Etelburga de Lyminge (matrona), Geraldo de Sauve-Majeure (abade), Alberto de Montecorvino (bispo), Juliana de Monte Cornillon (virgem e beata), Crescência de Kaufbeuren (virgem e beata franciscana da 3ª ordem), Catarina Tomás, Zeno, João de Penna (bem aventurado, confessor franciscano da 1ª ordem)

Antífona: Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos são triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! (Sl 24,6.3.22)

Oração: Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

I Leitura: Jonas (Jn 3, 1-10)


[Quadrinhos_-_Jonas_e_o_Grande_peixe.jpg]

Conversão de Nínive e perdão divino

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2"Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar".

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: "Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída". 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.

7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer".

10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura

Os ninivitas se afastavam do mau caminho

Se nos pusermos do lado de Jonas, deveremos recordar que Nínive, isto é, o mundo, os outros, os não cristãos, estão dentro dos confins do amor de Deus; que Deus não quer condená-los, mas salvá-los; que Deus "vela paternalmente sobre todos, quis que todos os homens constituíssem uma só família e se tratassem mutuamente como irmãos" (GS 24). O livro de Jonas exorta o povo de Deus a não se dobrar sobre si mesmo, não se fecha'; pensando ser a comunidade dos salvos, talvez perseguida pelos demais. Os cristãos foram escolhidos por Deus, não para um privilégio, e sim para um serviço. Fomos escolhidos por ele para testemunhar uma salvação oferecida a todos. No contexto da Quaresma, esta leitura é convite a colocarmo-nos do lado dos ninivitas. O Senhor está no meio de nós e nos concede quarenta dias para fazermos penitência. Os habitantes de Nínive acolheram a palavra de Deus e converteram-se. Só poderemos proclamar o convite à conversão se pudermos dar testemunho de que ela tem significado para nós. [Extraído do MISSAL COTIDIANO, ©Paulus, 1997]

Salmo: 50(51), 3-4.12-13.18-19 (R/.19b)
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

1Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

12Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 19Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho: Lucas (Lc 11, 29-32)

O sinal de Jonas

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal rainha do sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas". Palavra da Salvação!

Leituras paralelas: Mt 12,38-42; Mc 8,11-12

Comentando o Evangelho

O Sinal de Jonas

A geração do tempo de Jesus era malvada e incrédula. Ora, pede sinais, mas não considera aqueles que são apresentados. Jonas não havia feito milagres em Nínive; a presença e pregação de um profeta israelita na metrópole pagã foi sinal suficiente para o arrependimento e o perdão. Por outro lado o sinal está aí: a pessoa, os ensinamentos e os milagres de Jesus. Os pagãos acusarão os judeus incrédulos que rejeitaram Jesus, mais que profeta e mais que mestre dos sábios. Assim acontece ainda hoje: a incredulidade existe, inclusive entre irmãos da mesma fé cristã, embora estejam teoricamente em nosso convívio. Ter fé não é uma questão de teoria, mas de pura prática. (Everaldo Souto Salvador, ofs)

Aqui se amplia e se ilustra melhor a resposta de Jesus aos que lhe pediam sinais milagrosos; esses sinais não suscitam a fé, alimentam a curiosidade. Os sinais ou milagres de Jesus implicam uma atitude de fé porque é só a partir dela que o crente pode descobrir e entender uma ação divina; por isso Jesus chama perversa “esta geração”, seus adversários, que jamais poderão descobrir a ação divina em Jesus, em suas palavras e sinais porque, estando cheios de si mesmos, não deixaram o mínimo espaço para Deus. (Novo Testamento, Edição de Estudos)

Oração da assembleia: (Liturgia Diária)

-Pela conversão daqueles que se encontram distantes de Deus, rezemos. Ouvi-nos, Senhor!

-Pela perseverança daqueles que buscam viver retamente, rezemos.

-Pelas pastorais que trabalham pelo crescimento da comunidade, rezemos.

-Pelas iniciativas de combate à violência e à injustiça social, rezemos.

-Pelos anunciadores do evangelho nas cidades e nas missões, rezemos.

-(preces espontâneas)

Oração sobre as Oferendas:

Nós vos ofertamos, ó Deus, estes dons que nos destes para oferecer-vos. E, assim como os tornais para nós um sacramento, sejam também remédio para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão:

Senhor, alegrem-se todos os que em vós confiam e exultem eternamente aqueles que protegeis. (Sl 5,12)

Oração Depois da Comunhão:

Senhor nosso Deus, que não cessais de nos alimentar com os vossos sacramentos, concedei que esta refeição nos alcance a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário