domingo, 2 de setembro de 2012

Como conseguir os poderes do Capitão América?

 

Como conseguir os poderes do Capitão América?

Oráculo 4 de maio de 2012
Seria possível na vida real, um soro com os mesmos efeitos que o soro aplicado no Capitão América? Haveria algum resultado devastador?
“Atenciosamente, a leitora Clara Sanches, Goiânia, GO”

crédito: Yo Mostro
Sim. Levando em conta as drogas que existem hoje, o corpo sofreria com a ingestão de substâncias que provocam efeitos parecidos. Ainda não foi criado nada semelhante ao soro aplicado no Capitão América, o supersoldado da Marvel que está nos cinemas em Os Vingadores.
Tanus Jorge Nagem, bioquímico e presidente da Comissão Nacional de Controle da Dopagem da CBF, diz desconhecer alguma droga que possa aumentar a força e a massa muscular de uma pessoa e, ao mesmo tempo, deixá-lo mais ágil e veloz. Porém, ele lembra que no futuro será possível obter substâncias com esses efeitos combinados. “Quando se altera o DNA das pessoas, não temos como prever o que pode acontecer depois”, diz Nagem.
Sinistro.
Algumas drogas, como os anabolizantes, que aumentam a massa muscular, provocam efeitos parecidos com o soro do supersoldado. Entretanto, de acordo com o especialista, seriam trágicos os efeitos colaterais em humanos normais após a aplicação de um coquetel de substâncias preparado para replicar o efeito do  soro dos quadrinhos. Falência hepática, hipertensão, aumento do volume do coração e alterações no humor estão entre os resultados possíveis da ingestão desse tipo de substância em excesso. A pessoa poderia entrar em colapso a ponto de morrer.
“Não adianta sonhar que existe alguma coisa que pode transformar um ser humano no Capitão América sem efeitos colaterais gravíssimos”, alerta.
Em suma: se você tomar anabolizantes, rapaz, não será Capitão América nem Capitão Nascimento nem Capitão Planeta.

Série Heróis #1: Capitão América

Do congelamento fictício à ciência da realidade

Por Gabriel Monteiro, Gean Gonçalves e Michelle Branco.
O Capitão América carrega o patriotismo em seu nome e na sua história também. O personagem dos quadrinhos da Marvel Comics foi criado por Joe Simon e Jack Kirby no auge da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no inicio de março de 1941. Steve Rogers nasceu com problemas de saúde. Tentou ajudar seu país a vencer a guerra, mas foi recusado ao tentar se alistar. Sua vontade era tamanha que o general Chester Phillips o chamou para um experimento biológico ultra-secreto. Ao tomar o “soro do supersoldado”, a transformação foi instantânea. O corpo franzino ganhou músculos, força e velocidade. Com o término da guerra, o herói norte-americano foi congelado para obter a vida eterna.
Um dos maiores desafios da ciência é como os seres humanos podem ser trazidos de volta à vida depois de serem congelados. Ganhou novos caminhos com um estudo que revelou a capacidade de organismos vivos sobreviverem ao frio letal temporariamente ao serem submetidos à extrema privação de oxigênio. “Descobrimos que a extensão dos limites de sobrevivência no frio é possível, se o consumo de oxigênio é o primeira a diminuir”, disse o pesquisador Mark B. Roth do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, Washington, em entrevista ao site Live Science.
Até o momento, os cientistas desejam uma melhor compreensão sobre a ligação entre baixos níveis de oxigênio e baixas temperaturas para estender a vida de órgãos humanos para transplante, mas, no futuro, a técnica pode ser um caminho para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário