domingo, 2 de setembro de 2012

Saiba o que é ciência e o que é ficção nas histórias de super-heróis

 Ciência e histórias de super-heróis estão relacionados desde a criação das primeiras revistas em quadrinhos. As pitadas científicas misturadas ao exagero da ficção são fórmula certeira para atrair os leitores. Visão de raio-X, superforça, supervelocidade, mutações genéticas, respirar embaixo d’água, poderes de aranha... tudo tem algo científico por trás. Veja a seguir dez exemplos de superpoderes e sua relação com o mundo real.

Homem-Aranha

Em uma excursão escolar a um laboratório de experiências em animais, o jovem e tímido Peter Parker é picado por uma aranha radioativa, o que causa mutações que lhe dão poderes de aracnídeos. De acordo o biólogo Paulo André Margonari Goldoni, especialista em artrópodes do Instituto Butantan, as aranhas conseguem subir pelas paredes graças a pelos especiais – cada perna tem um tufo de pelos na ponta, e cada um desses pelos tem em sua extremidade uma espécie de pequeno "pé" microscópico que pode se agarrar a minúsculas saliências até mesmo de superfícies que aparentemente são muito lisas. "Já a produção de teia se dá dentro de glândulas de seda, encontradas no abdômen das aranhas. A teia é eliminada em forma líquida e, ao entrar em contato com o ar, se solidifica", diz Goldoni. Aparentemente, Peter Parker não tem esses pelos – e muito menos possui glândulas de seda. Mas vale a "licença poética".

Super-Homem
Kal-El (Filho das Estrelas, no idioma kryptoniano) nasceu no fictício planeta Krypton. Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, momentos antes de o planeta explodir. O foguete caiu na Terra, na cidade de Smallville, onde o jovem Kal-El foi criado. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos, entre elas o poder da visão de raio-X. Para um humano – e até mesmo para um super-herói – isso é fisicamente impossível. Isso porque a imagem de raio-x se forma atrás do objeto observado, ou seja, não tem como ser refletida para a retina. Nas máquinas de raios-X dos hospitais, a câmera que emite os raios é posicionada de um lado da pessoa e o filme que vai gravar a imagem fica do outro lado. Assim, ossos, gorduras, músculos, tumores e outras massas absorvem os raios e permitem sua passagem até o filme em níveis diferentes. O criador do Super-Homem afirma que sua visão de raio-X é uma união das visões microscópica e telescópica, o que não explica muita coisa. Mas o super-herói também não é perfeito – ele não consegue ver atráves do chumbo, por exemplo.

Aquaman
A história da origem do Aquaman já foi contada de diferentes formas nos quadrinhos, mas o importante é que ele tem a habilidade de respirar tanto o ar da atmosfera terrestre como debaixo d’água – além de outros poderes como telepatia com seres marinhos e sonar. Para um humano, retirar oxigênio direto da água é impossível, mas nós também podemos respirar líquidos. O perfluorcarbono é uma substância transparente, insípida e inodora que tem altíssima concentração de oxigênio. Muitas experiências já foram feitas com animais, que chegaram a respirar submersos em perfluorcarbono por períodos longos. Porém o líquido é oleoso, muito mais denso do que a água, o que traz complicações. De qualquer forma, a medicina já estuda maneiras de usá-lo em casos delicados de pacientes que precisam de ajuda de aparelhos para respirar.

Mulher Invisível (Quarteto Fantástico)

Assim como os outros personagens do Quarteto Fantástico, Susan Storm Richards ganhou seus poderes após uma tempestade cósmica. A Mulher Invisível não apenas tem o poder de ficar invisível, mas também pode gerar campos de força – criando assim escudos e podendo manipular objetos. Ficar invisível na vida real também não é algo totalmente impossível. No final de 2010, cientistas anunciaram a criação do Metaflex - um meta-material, ou seja, um material artificial que apresenta propriedades não encontradas naturalmente. Na prática, o metaflex desvia a luz em vez de refleti-la. Assim, uma pessoa que observa outra que esteja usando uma roupa deste material pode ver qualquer coisa que esteja atrás dela, como se não houvesse nada no caminho – a luz refletida pelo objeto que está atrás não “atravessa” a pessoa, mas sim a contorna graças às propriedades do Metaflex. O efeito ainda não é perfeito, mas é um grande passo para tornar possível a invisibilidade.

The Flash

Barry Allen foi a segunda versão e a mais conhecida do super-herói The Flash. Allen é um policial cientista que tem reputação de ser muito lento. Em uma noite, um raio quebra uma caixa cheia de produtos químicos, que caem sobre o corpo do policial. Como resultado, Allen ganha o poder de correr extremamente rápido. Na vida real, a capacidade de ser mais rápido que os outros também pode ser turbinada. Um bom exemplo disso foi dado pelo para-atleta sul-africano Oscar Pistorius, que possui próteses nas duas pernas. Apesar de especialistas terem considerado que ele não poderia competir com atletas comuns porque suas próteses lhe traziam vantagens, ele ganhou na Justiça o direito de competir nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Pistorius, porém, não conseguiu vaga por centésimos de segundo – fez 46s25 nos 400 m e o tempo de classificação era de 45s55. Na impede que no futuro, no entanto, próteses possam dar supervelocidade aos homens. Em tempo: Pistorius levou três ouros na Paraolimpíada-2008.

The Spirit

Spirit é o alter-ego do detetive Denny Colt, que após supostamente morrer foi submetido a um experimento pelo seu arquirrival, Dr. Cobra. Tal experimento deixou Colt em animação suspensa, entre a vida e a morte. Já enterrado no cemitério, ele acorda e passa a combater o crime com a nova identidade. A animação suspensa, ao contrário do que se possa pensar, não é apenas uma invenção dos quadrinhos. Ela consiste na desaceleração da vida através de meios externos. O frio extremo pode ser usado para precipitar a desaceleração das funções de uma pessoa, processo chamado de criogenia – usa-se nitrogênio líquido para atingir uma temperatura de -196 ºC. O problema é que ainda não existe tecnologia para reverter o processo, apesar de já existirem muitos corpos de pessoas congeladas "aguardando o futuro". Com embriões e óvulos fecundados, no entanto, isso já é possível – podem ficar na geladeira por anos e darem origem a bebês.

Homem de Ferro

Tony Stark é playboy bilionário herdeiro dos empreendimentos de seu pai, mas também um gênio da engenharia de automação. A armadura criada por ele para se tornar o Homem de Ferro já foi modificada várias vezes ao longo da história do herói, sempre avançando com a tecnologia. De transistores miniaturizados a chips e nanotecnologia, a “roupa” está em constante evolução. O metal maleável da armadura de Stark não existe de fato, pelo menos não com as mesmas características. Porém o engenheiro químico Marcus Seferin, professor da PUCRS, explica que “há muitos materiais que são inteligentes, isto é, mudam suas propriedades (aparência, por exemplo) em função de um estímulo externo”. Um exemplo são os dispositivos eletrocrômicos - materiais baseados em eletrodos e polímeros condutores -, que mudam a cor ou a capacidade de absorver radiação em função da aplicação de corrente elétrica. “É interessante como os autores das HQs têm buscado informações sobre ciência e tecnologia para criar materiais como esses”, diz Seferin.

Capitão América

Steve Rogers se submeteu a um experimento para a criação de super-soldados. Com isso, se torna um superatleta e ganha um escudo feito de Adamantium e Vibranium, dois metais existentes apenas nas histórias de super-heróis. O primeiro seria mais resistente que titânio, e o segundo teria a capacidade de absorver qualquer forma de energia, vibração ou impacto. De acordo com o engenheiro químico Marcus Seferin, professor da PUCRS, no mundo real, o material mais utilizado para proteção contra ataques diversos como tiros, chamas ou armas brancas é o Kevlar (nome comercial das fibras de um polímero do tipo poliamida), além de outros materiais similares, como o Nomex. “Recentemente, a descoberta de nanomateriais, tais como o grafeno, tem atraído a atenção do mundo acadêmico e das empresas de alta tecnologia pela promessa de apresentarem propriedades bastante superiores aos tradicionais em leveza, pequena espessura, e altíssima resistência a cargas e impactos”, diz.

Hulk

O cientista Bruce Banner foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Como consequência, passou a transformar-se em um monstro verde, que representa seu lado mais selvagem, toda vez que fica muito nervoso. Cientificamente, pode-se classificar a personagem como tendo Transtorno da Personalidade Múltipla. Segundo a psiquiatra Luísa Weber Bisol, do Hospital São Lucas da PUCRS, “o indivíduo apresenta duas ou mais personalidades distintas, cada uma das quais determina comportamentos e atitudes no período que estão dominantes”. Luísa explica que as alterações cerebrais que acontecem em casos como esse ainda são inconsistentes. “A causa é desconhecida e em geral está relacionada a abuso físico ou sexual na infância e à ausência de apoio de pessoas significativas”, diz.

FONTE: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário