terça-feira, 12 de julho de 2011

Liturgia da Terça-Feira — 12.07.2011

Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos (clique aqui...)
(Caríssimos, após meditar as leituras deste dia, rezem o Terço ao Vivo - Mistérios Dolorosos - com os Freis Agostinianos do Seminário Santa Mônica e se preferir, clique aqui para baixar o Santo Rosário e gravar no seu celular, MP3 ou CD e rezar onde desejar)


— São João Gualberto

Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.

Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: "Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!".

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.

No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, já que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmãos: "Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado".


São João Gualberto, rogai por nós!


XV SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – Ofício do Dia)

Antífona da entrada: Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

Oração do dia
Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Êxodo 2,1-15)
Leitura do livro do Deuteronômio.

2 1 Um homem da casa de Levi tinha tomado por mulher uma filha de Levi,
2 que ficou em breve grávida, e deu à luz um filho. Vendo que era formoso, escondeu-o durante três meses.
3 Mas, não podendo guardá-lo oculto por mais tempo, tomou uma cesta de junco, untou-a de betume e pez, colocou dentro o menino e depô-la à beira do rio, no meio dos caniços.
4 A irmã do menino colocara-se a alguma distância para ver o que lhe havia de acontecer.
5 Ora, a filha do faraó desceu ao rio para se banhar, enquanto suas criadas passeavam à beira do rio. Ela viu a cesta no meio dos juncos e mandou uma de suas criadas buscá-la.
6 Abriu-a e viu dentro o menino que chorava. E compadeceu-se: “É um filho dos hebreus”, disse ela.
7 Veio então a irmã do menino e disse à filha do faraó: “Queres que vá procurar entre as mulheres dos hebreus uma ama de leite para amamentar o menino?”
8 “Sim”, disse a filha do faraó. E a moça correu a buscar a mãe do menino.
9 “Toma este menino, disse-lhe a filha do faraó, amamenta-o; dar-te-ei o teu salário”. A mulher tomou o menino e o amamentou.
10 Quando o menino cresceu, ela o conduziu à filha do faraó, que o adotou como seu filho e deu-lhe o nome de Moisés, “porque, disse ela, eu o salvei das águas”.
11 Moisés cresceu. Um dia em que saíra por acaso para ir ter com os seus irmãos, foi testemunha de seus duros trabalhos, e viu um egípcio ferindo um hebreu dentre seus irmãos.
12 Moisés, voltando-se para um e outro lado e vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio e ocultou-o na areia.
13 Saindo de novo no dia seguinte, viu dois hebreus que estavam brigando. E disse ao culpado: “Por que feres o teu companheiro?”
14 Mas o homem respondeu-lhe: “Quem te constituiu chefe e juiz sobre nós? Queres, por ventura, matar-me como mataste o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Certamente a coisa já é conhecida.”
15 O faraó, sabendo do ocorrido, procurou matar Moisés, mas este fugiu para longe do faraó. Retirou-se para a terra de Madiã, e sentou-se junto de um poço.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo responsorial 68/69

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá.

Na alma do abismo eu me afundo
e não encontro um apoio para os pés.
Nestas águas muito fundas vim cair,
e as ondas já começam a cobrir-me!

Por isso elevo para vós minha oração,
neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me pelo vosso imenso amor,
pela vossa salvação que nunca falha!

Pobre de mim, sou infeliz e sofredor!
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
Cantando, eu louvarei o vosso nome
e, agradecido, exultarei de alegria!

Humildes, vede isto e alegrai-vos:
o vosso coração reviverá
se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres
e não despreza o clamor de seus cativos.

Aclamação do Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)


Evangelho (Mateus 11,20-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 11 20 Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:
21 "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza.
22 Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!
23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.
24 Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!"
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em oração e fazei crescer em santidade os fiéis que participam deste sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,56).

Depois da comunhão
Alimentados pela vossa eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Só Deus é o Sentido da nossa Vida...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Aí está outra “briga” da minha equipe de Teólogos, o pensamento que emerge imediatamente desse texto é o seguinte “Quem não se converter está ferrado com Deus, vai se lascar todinho” - exclamou Givanildo, um catequista que veio lá do Norte. “no dia do juízo vai ser o dia do terror, tadinho de quem não acreditou em todas essas coisas”. Não posso discordar dos meus irmãos Teólogos, uma leitura superficial do texto aponta exatamente nesse sentido. Gostaria aqui, de lembrar certas expressões que os pais usam, para conseguir com que os filhos façam certas tarefas ou tomem certas atitudes “Estou mandando e é melhor você fazer, senão vai ver uma coisa...”

Trata-se de uma ameaça... mas não em sentido literal, nos evangelhos é a mesma coisa, ainda mais Mateus, que escreve para os Judeus, é um modo de chamar a atenção, de forçar o sujeito a meditar sobre suas ações, pois se entendermos essas expressões ao pé da letra, e infelizmente muitos pregadores de araque assim entendem, estaremos descaracterizando totalmente o Cristianismo que se fundamenta no amor e na misericórdia do Pai, manifestado plenamente em Jesus de Nazaré.

Trata-se da rejeição feita em algumas cidades á pessoa e a missão de Jesus de Nazaré. Nenhum ser humano, do passado, do presente ou do futuro, poderá reclamar, quando chegar diante de Deus, que nunca ouviu falar dele, sendo a Salvação Universal, a humanidade toda e cada homem em particular, terá em sua vida a revelação de Deus, não sabemos por que vias, ou de que modo, mas o fato é que todos os homens terão essa possibilidade de conhecerem a Deus, manifestado em Jesus.

Quando jogamos uma grande pedra em um lago de águas tranqüilas, forma-se um círculo cujas ondas vão se propagando atingindo todo o lado, a Revelação, que começou em Jesus, vai se propagando em todas as gerações, é um processo dinâmico, e a única diferença em relação as ondas do lago, é que estas vão enfraquecendo, e a obra da Salvação, ao contrário, tornam-se ainda mais fortes.

Nos tempos de JESUS, em toda a história da Humanidade, e hoje também, há pessoas que jamais se abrem para essa revelação,, falta –lhes humildade e abertura para acolherem a revelação. Deus não se revela aos homens porque quer aparecer e mostrar o seu Poder, mas sim porque os homens precisam dessa revelação, para compreenderem a sua origem e o seu destino, e a partir disso o sentido de sua vida. O castigo terrível que virá, para os que não crêem, os que rejeitam conscientemente a Palavra de Deus, é na verdade apenas conseqüência disso.

Sem Deus a Vida não tem sentido, e quem insistir nessa incredulidade, ao final sentirá uma terrível e eterna Frustração, isso é o inferno... porque Deus respeita a Liberdade do Ser humano nas decisões tomadas, ainda que estas, por serem totalmente equivocadas, se voltem contra o Homem.

2. Jesus passa a censurar algumas cidades
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

Após censurar "esta geração", referindo-se aos chefes do judaísmo, Jesus passa a censurar algumas cidades. Na menção a "cidades" temos uma alusão aos centros de poder, que na sua auto-suficiência não se sensibilizam com os milagres de Jesus. O Reino que é rejeitado pelos que estão instalados no poder religioso ou econômico, é acolhido pelos pobres e humildes. Esta censura a Corazim, Betsaida e Cafarnaum é, nos evangelhos, um caso único de censura a cidades. Depois, no fim do ministério de Jesus, será feita também a censura a Jerusalém (cf. Mt 23,37-38; Lc 13,34-35) identificada como "cidade que mata os profetas".

As cidades, locais de comércio e ambiente de riqueza, fecham-se à novidade do Reino. Por rejeitarem os milagres feitos por Jesus, Genezaré e Betsaida terão condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia, execradas por Isaías (Is 23,1-18). E Cafarnaúm será julgada com maior rigor do que Sodoma, protótipo bíblico de cidade da corrupção. Tais comparações indicam a melhor acolhida de Jesus pelos gentios do que pelos judeus.

Oração
Pai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti.

3. IMPENITÊNCIA CENSURADA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Como os antigos profetas, Jesus lançou terríveis invectivas contras Corozaim, Betsaida e Cafarnaum, cidades que se recusaram a acolher sua pregação e converter-se de seus pecados. A impenitência destas cidades era injustificável. Afinal, a pregação de Jesus tinha sido suficientemente clara, revelando as exigências de Deus para aquele povo pecador. E mais, suas palavras haviam sido confirmadas por meio de numerosos milagres. Portanto, só lhes restava dar ouvidos às palavras de Jesus, e se converterem.

As palavras incisivas do Mestre são justificáveis. Sua passagem pela vida das pessoas corresponde a um apelo escatológico, último, dirigido pelo Pai. Rejeitá-lo significa fechar-se à oferta da salvação provinda de Deus. Acolhê-lo é sinal de abertura para o Pai e para a vida eterna propiciada por ele.

Seria admirável se Jesus, vendo alguém colocar-se no caminho da condenação, nada fizesse para demovê-lo desta atitude insensata. Ao falar duro, estava tentando chamar as cidades impenitentes ao bom senso. Bastava ver o que aconteceu com Sodoma e Gomorra, para se darem conta do futuro que teriam pela frente. Insistir na impenitência correspondia a caminhar para o mesmo destino delas.

Oração
Espírito de penitência, que eu saiba acolher o apelo de Jesus, e me disponha a mudar de vida, segundo as exigências do Reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário