segunda-feira, 11 de julho de 2011

Retrato de Maria pintado por São Lucas


CzestochowaCzenstochowa é a Lourdes da Polônia. A imagem de Nossa Senhora, venerada na montanha luminosa de Czenstochowa é conhecida por todos os poloneses.

Segundo a tradição, esta imagem seria o retrato de Maria, pintado por São Lucas, na madeira mesma da mesa da Sagrada Família de Nazaré, mesa na qual teria tido lugar a última ceia. Este quadro foi trazido à Jerusalém depois à Constantinopla. Mais tarde foi remetido a um príncipe da Rutênia, célebre pelas façanhas contra os infiéis, A Rutênia foi submetida à Polônia, no reinado de Luiz, rei da Polônia e da Hungria.

O príncipe fez colocar a estátua no castelo de Belz.

Entretanto, as invasões tártaras inundavam a região.

Resolveram então por em segurança a venerável estátua. Segundo a indicação expressa da Santíssima Virgem, transportaram-na à Hungria religiosos de São Paulo Eremita, que tiveram até hoje a guarda deste tesouro. A história do quadro está intimamente ligada com a história nacional e política da Polônia.

Nos períodos de escravidão e opressão, o povo polaco pedia ao Senhor, perante Nessa Senhora, a pátria e a liberdade. No dia das vitórias, este mesmo povo cantava sua grata alegria. Com que piedade, mais de cem mil peregrinos, vindos à Czenstochowa, no dia 15 de agosto, rezam à Maria, Rainha da Polônia! Vimos este espetáculo que nunca mais esqueceremos.

(MES DE MARIA, J. B. Bord – Editora Vozes Ltda. – Petrópolis, 1ª. edição, 1940, pp. 162 – 163)

Um comentário: