segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A PALAVRA DE DEUS

EM CADA DIA !

(22 de Fevereiro de 2010)-(053)

A Palavra de Deus para cada dia, que temos vindo a realizar com a invocação e reflexão da Escritura, sobre a acção do Espírito Santo na Igreja e na nossa vida a propósito do pensamento de conversão de todo o tempo Litúrgico, depois de termos vivido o tempo do Natal, vamos continuar a orientá-la durante o mês de Fevereiro para a pessoa de Jesus, segundo o pensamento e a orientação do Evangelho de Mateus.(2ª parte).

LEVAR TUDO ATÉ AO FIM!

Porque ao que tem dar-se-á em abundância; mas ao que não tem, ser-lhe-á tirado até mesmo o que tem”. (Mt.25,29).

Nas duas paraábolas – a das dez virgens e a dos talentos – aparecem alternativamente a mulher e o homem.

E, nos dois casos elas são dirigidas a uma audiência.

Através de todo o Seu ministério Jesus tem estado mais incluído do que a sociedade patriarcal que O rodeava e em que vivia.

Ele falou para as mulheres que O ouviam, que tinham sido curadas por Ele e que a Ele se dirigiam com fé, que se misturavam com os discípulos, que Ele tinha escolhido ou viriam a ser escolhidas e enviadas aos Apóstolos como as primeiras testemunhas da Boa Nova da Sua ressurreição.

A primeira desta duas parábolas é uma sequência natural das duas precedentes sobre a vigilância para o fim do mundo, mas também a razão para que fiquemos alerta numa típica espera do noivo (Cristo), cuja segunda vinda não está em dúvida.

A segunda parábola – dos talentos – é a respeito do homem que colocou certa quantidade de dinheiro na mão de três dos seus servos.

Não é fora do comum que esta parábola devia ser lida como uma normal lição de psicologia e de pessoal crescimemto : Cada um deve fazer render os seus talentos pessoais.

Mas, honestamente, cada uma destas parábolas esqueceu ou omitiu um ponto.

A confusão está no significado de uma palavra grega talanta,que, segundo dizem os entendidos no grego, designava, não um dom individual, mas uma soma enorme de dinheiro (equivalente a milhões dos tempos de hoje).

A imagem usada por Jesus, tem um sentido económico e não psicológico, em primeiro lugar, e simboliza uma responsabilidade para com o Reino de Deus, uma vez que nas duas parábolas se faz uma comparação com o Reino de Deus :

- “O Reinio de Deus será semelhamte e dez virgens”.(Mt.25,1); Será também como um homem que partiu para fora, chamou os servos e lhes confiou os seus bens”.(Mt.25,14).

O ponto importante das parábolas não é só que cada um deva desenvolver os seus talentos – o que já é uma grande ideia – mas que trabalhe activamente para o crescimento do Reino.

Fazendo a nossa refelexão pessoal, se nós trabalhássemos apenas para os nossos interesses pessoais – o que seria uma boa ideia – a comunidade cresceria alguma coisa, porque cada um que cresce faz crescer a comunidade, mas se cada um, para além de si mesmo, tiver a deia de trabalhar activamente em comunidade, todos seremos assim capazes de fazer uma comunidade em desenvolvimento pleno.

A Igreja Católica a que nós pertencemos e cuja doutrina professamos, só anunciará o Reino de Deus, na medida em que cada um de nós for um membro activo, capaz de fazer render os seus telentos a cem por cento.

Todos aqueles que guardarem só para si os seus talentos, não servem para nada porque não têm nada mais para apresentar do que os talentos que recebeu, são como as virgens loucas que deixaram apagar as suas lâmpadas, antes de chegarem ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário