sábado, 20 de fevereiro de 2010

Papa conduz meditação com clero da Diocese de Roma

Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010, 14h22

Papa conduz meditação com clero da Diocese de Roma

Leonardo Meira
Da Redação, com L'Osservatore Romano (tradução de CN Notícias)


L'Osservatore Romano
Papa durante encontro com o clero de Roma
Bento XVI se encontrou com o clero da Diocese de Roma e conduziu uma Lectio divina, a partir de trechos extraídos dos capítulos 5, 7 e 8 da Carta aos Hebreus, que fala de Cristo Sumo Sacerdote.

A expectativa dos padres reunidos era palpável. Das palavras do Papa, o Vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, destacou o encorajamento e a esperança.

.: Leia trechos da Lectio divina do Papa com o clero de Roma

"Para nós, é importante ouvir a voz da autoridade do Papa, neste único encontro do ano. É transmitida uma forte mensagem que carregamos em nossos corações", disse o pároco de Jesus Divino mestre, padre Mario Laurenti.

Ele afirmou que a nova fórmula dada ao encontro é preferível, "por duas razões principais: em primeiro lugar, porque o Papa, na apresentação da Palavra de Deus, é muito claro e profundo; e também porque o seu pensamento penetra em nós intensamente e nos impulsiona em nossos momentos de oração, e leva a dar a conhecer aos nossos irmãos uma base para continuar e definir a nossa vida sacerdotal".

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, na Sala das Bençãos, no Vaticano.

"Fazer perguntas parecia um modo de limitar o encontro a um campo muito detalhado. Gostamos de deixar o campo aberto para o nosso Bispo aquilo que lhe parecia ser o mais importante. Ele devia falar a nós, e não nós a ele", complementa o sacerdote italiano.

A expectativa para o encontro foi ainda maior devido ao Ano Sacerdotal. O Papa estava acompanhado do prefeito da Casa Pontifícia, Arcebispo James Michael Harvey, do regente da Prefeitura da Casa Pontifícia, Dom Paolo De Nicolò, de seu secretário particular, monsenhor Georg Gänswein, e Alfred Xuereb, do secretariado particular

Cada sacerdote que participou da reunião recebeu um volume da antologia de textos de Giovanni Battista Montini, da época em que era Arcebispo de Milão.


A Lectio Divina

"Que melhor maneira de refletir sobre as palavras de Bento XVI se não ouvir a sua lectio divina?": essa foi a questão recorrente nas reuniões de preparação ao encontro anual com o Papa.

A proposta foi apresentada pelos sacerdotes ao Cardeal Agostino Vallini, que a levou ao Pontífice. A proposta foi aceita. Dessa forma, durante a reunião anual do Bispo de Roma com o clero de sua diocese, a tradicional fórmula de perguntas e respostas, utilizada em sessões anteriores, deu lugar à lectio divina.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário