quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O DECÁLOGO NA TRADIÇÃO DA IGREJA !

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

Upgrade your email with 1000's of cool animations

2064 . – Na fidelidade à Sagrada Escritura e em conformidade com o exemplo de Jesus, a Tradição da Igreja reconheceu no Decálogo uma importância e um significado primordiais.

*******

Cristo ensinou e enviou os seus Apóstolos a pregar e a ensinar o que d’Ele aprenderam. Neles assenta a mais importante força da Tradição, pois que, pelo que ensinaram, deram a sua vida no martírio, todos, excepto S. João Evangelista.

No sentido religioso A Tradição é o ensinamento e a prática, observados entre os cristãos, orais ou escritos, separados mas não independentes das Escrituras.

A Tradição pode dividir-se em duas partes :

1. Escritura, doutrinas essenciais da Igreja, principais escritos e ensinamentos dos Santos Padres, a vida litúrgica da Igreja, a vida de fé de toda a Igreja através dos séculos.

2. Os costumes, as instituições e as práticas que exprimem a fé cristã.

O Concílio de Trento (1545-1563), afirmou que a Bíblia e a Tradição são as fontes divinas da doutrina cristã.

Por sua vez, o Concílio Vaticano II, na sua Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina (DV), diz :

10. - A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na fracção do pão e na oração (cf.Act.2,42) de tal modo que, na conservação, actuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial concordância dos pastores e dos fiéis.

A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras :

- Oralmente, "pelos Apóstolos, que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo";

- Por escrito, "por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação"(DV7).

E o Catecismo da Igreja Católica ensina :

78. - Essa transmissão viva, realizada no Espírito Santo, denomina-se Tradição, enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora estreitamente a ela ligada. Pela Tradição, "a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo em quanto acredita"(DV 8).

"Afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante"(DV 8).

80. - Tradição e Sagrada Escritura "estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim"(DV 9).Uma e outra tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu estar com os seus, "sempre, até ao fim do mundo" (Mt.28,20).

81. - "A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino". "A sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação".

174. - "Através do mundo, as línguas diferem; mas o conteúdo da Tradição é um só e o mesmo. Nem as igrejas estabelecidas na Germânia têm outra fé ou outra Tradição, nem as que se estabeleceram entre os Iberos ou entre os Celtas, as do Oriente, do Egipto, ou da Líbia, nem as que se fundaram no centro do mundo [...]. A mensagem da Igreja é verídica e sólida, porque nela aparece um só caminho de salvação, através de todo o mundo".

A Maior parte das Igrejas não católicas, não aceita a Tradição,exactamente porque não aceitam a fé católica, como se a pregação e o testemunho dos Apóstolos, e depois dos Padres e Doutores da Igreja, não tivessem nenhum valor.

Toda a doutrina do Magistério da Igreja assenta, portanto, na Sagrada Escritura e na Tradição.

John

Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário