domingo, 28 de fevereiro de 2010


"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 28/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

No domingo passado, primeiro da quaresma, nós contemplamos Jesus no deserto às voltas com satanás, o tentador.

Neste segundo domingo da quaresma nós O contemplamos envolvido de luz e de esplendor, na intimidade com Deus, seu Pai.

Ao proclamar a Igreja este texto da Transfiguração, no segundo domingo da quaresma, quer indicar a nós que peregrinamos neste mundo através de suas agruras, de suas cruzes, de suas dificuldades, de seus sofrimentos, que o término de nossa peregrinação é glorioso, Ele foi antecipado na Transfiguração e se tornou definitivo para Jesus por ocasião da Páscoa de sua Ressurreição.

A meio caminho quaresmal, envolvidos com nossas penitências, a Igreja nos mostra por antecipação também, onde é que nos conduz à porta estreita do Evangelho que procuramos levar a sério nestes dias de penitencia e de recolhimento.

O Evangelista Lucas, muito sensível às seguidas e repetidas orações de Jesus, nos diz que Jesus foi transfigurado enquanto estava em oração.

Verdadeiramente a oração nos propicia não apenas um encontro com Deus, mas uma transfiguração à medida que nos tornamos, pouco a pouco, homens e mulheres de oração, de intimidade com Deus nós nos vamos transfigurando.

A Escritura nos fala do rosto transfigurado de Moisés, devido ao contato com Deus durante quarenta dias e quarenta noites. É possível que nossos rostos materiais não se transfigurem, mas o que é muito mais importante do que o rosto, o coração, este sim pouco a pouco na oração, o contato direto, silencioso e íntimo com Deus, vai se transfigurando e quando este coração se transfigura não nos leva apenas à uma intimidade pessoal com Deus, leva-nos também a amar e acolher no mesmo amor todos aqueles que são amados por Deus.

Transfiguração do coração, eis a graça que nós gostaríamos de pedir para nós durante esta peregrinação quaresmal. Transfiguração do coração prévia para todos aqueles e aquelas que desejam um dia participar definitivamente da páscoa de Jesus, envoltos eles também no mundo da beleza de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário