sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

primeira sexta feira da quaresma

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 19/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Eis nos diante de outro texto evangélico eminentemente quaresmal. “Dias virão em que o esposo - diz Jesus aos Judeus - lhes será arrancado - referindo-se aos discípulos - e então naquele dia Jejuarão”.

Hoje é a primeira sexta feira da quaresma. No meu tempo de criança, se costumava a praticar o jejum e a abstinência quaresmais, ao menos nas sextas feiras deste período.

Hoje esta lei está enormemente mitigada. No entanto, não existe lei eclesiástica que nos subtraia ou nos poupe de preceitos divinos. Na verdade o jejum que podemos e devemos fazer, é o jejum de tudo aquilo que feito, um exame de consciência honesto, sincero, profundo; chegamos a conclusão que é um empecilho ou um estorvo na vida espiritual e cristã.

Existem elementos, realidades, que se transformam em dificuldades, estorvos, na vida em Cristo. Beber moderadamente, não faz mal a ninguém, mas o excesso de bebida faz mal tanto ao corpo quanto ao espírito.

Assistir a um programa de televisão bem escolhido, que nos traga uma mensagem bonita, não faz mal a ninguém, mas passar horas a fio diante de programas que não edificam, pelo contrário destroem, é nocivo a vida cristã.

E assim nós poderíamos elencar diversos elementos que em excesso nos distraem de Deus, nos impedem de rezar, de fazer uma leitura bíblica mais aprofundada e nos entregar a uma meditação mais séria.

Pois bem, a estas realidades excessivas, gostaríamos de voltar as costas durante esta quaresma. Para não sermos severos demais, escolha 1 uma realidade excessiva e troque-a por um momento de escuta mais atenta da palavra de Deus ou de uma oração mais fervorosa diante de Jesus Cristo morto e ressuscitado, pedindo-lhe a graça imensa da conversão radical do coração.

Neste caso você começa a fazer um jejum quaresmal e um jejum que agrada verdadeiramente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário