quinta-feira, 19 de maio de 2011

Missa de beatificação de Irmã Dulce ainda

18/05/2011 10h13 - Atualizado em 18/05/2011 11h46

tem 1.500 convites em Salvador

Cerimônia será no domingo (22), no Parque de Exposições.
Estimativa é de que 70 mil fiéis compareçam ao evento católico.


A população ainda pode adquirir os últimos convites para assistir à missa de beatificação de Irmã Dulce, que acontecerá no Parque de Exposições, em Salvador, no domingo (22).

Os portões serão abertos ao meio-dia e a programação está prevista para começar às 14h. (A versão anterior desta reportagem informava que a programação começava pela manhã)

Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento, informa que até a manhã desta quarta-feira (18), quatro dias antes do evento, estão disponíveis pelo menos 1.500 convites, dos 70 mil distribuídos pela organização.

Os bilhetes podem ser retirados no santuário da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizado na Avenida Bonfim, 161, no bairro Largo de Roma, na capital baiana. Segundo o padre, serão entregues dois convites para cada pessoa. Ele comenta ainda que o processo de distribuição dos convites ocorreu de forma tranquila.

Programação

Segundo a organização do evento, os portões serão abertos ao meio-dia de domingo. Programada para começar às 14h, a cerimônia de beatificação será aberta com a exibição do espetáculo Nasce uma Flor, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.

Reunindo mais de 500 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce – com idades entre 6 e 15 anos, a peça trará cenas como a acolhida da religiosa às crianças que viviam nas ruas da capital e a célebre ocupação do galinheiro – episódio que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio.

Após a apresentação artística, terá início às 17h a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia, que contará com a participação de mais de 500 religiosos – entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil – será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.

O rito que consagrará Irmã Dulce como Bem-aventurada começará com um pedido do arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, solicitando ao Santo Padre que inscreva, na lista dos santos e beatos da Igreja, o nome da religiosa baiana. Em seguida, o cardeal Dom Geraldo pedirá, em nome do Papa, que seja lida a biografia de Irmã Dulce.

Terminado o relato de sua trajetória, será lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, será anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13de agosto.

Concluída a leitura do decreto pontifício, será retirado então o véu que recobre a foto da nova beata, ato acompanhado da entoação do hino da Bem-aventurada Dulce dos Pobres – apresentação que ficará a cargo de um coral de 206 vozes. Durante o cântico, uma procissão solene entrará trazendo uma relíquia pertencente à religiosa.

À frente da procissão estará Cláudia Cristiane Santos Araújo, a funcionária pública cuja cura de uma hemorragia foi reconhecida pelo Vaticano como milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce. Como sinal de gratidão pela graça alcançada, Cláudia depositará um buquê de flores aos pés da foto da novabeata. Com a proclamação da freira como Bem-aventurada, Dom Murilo Krieger encerrará então acerimônia com um breve agradecimento ao Papa Bento XVI pela beatificação da religiosa.


06/05/2011 08h32 - Atualizado em


Faltam 16 dias para a beatificação de Irmã Dulce. A freira que ficou conhecida como o ‘Anjo Bom da Bahia’ transformou um sonho em realidade: obras sociais que até hoje ajudam milhares de pessoas em todo o estado.

Mas Irmã Dulce precisou do apoio de muita gente para transformar o pequeno ambulatório improvisado em uma grande obra social. Pessoas que doaram trabalho ou dinheiro para que Irmã Dulce pudesse atender aos pobres. Hoje, ainda é possível contribuir para que a instituição possa se manter.

“O pessoal diz: a Irmã Dulce pede muito. Mas pede muito por quê? É o lugar que tem o maior número de doentes. 970 doentes. E quantos hospitais estão parando de internar os doentes, sem dar uma medicação? Enquanto as instituições estão atravessando esta crise, aqui não para nada e a gente está sempre construindo”. São registros de palavras de Irmã Dulce sobre a ajuda que precisava para manter seu trabalho social.

Era mesmo preciso pedir. Para ajudar tanta gente, como Irmã Dulce fez, não havia outra alternativa. Assim nasceu a associação Obras Sociais Irmã Dulce há mais de 50 de anos. Hoje, graças a essa peregrinação do Anjo Bom da Bahia, as Obras Sociais têm uma estrutura completa de atendimento à saúde.

São 1.009 leitos cadastrados para atender à população carente. Atendimentos das mais diversas especialidades médicas. Para manter tudo isso, uma das formas de ajuda vem da lojinha de souvenirs, que funciona no mesmo local das obras, no Largo de Roma. São vendidos artigos religiosos e até lembrancinhas que fazem referência à Irmã Dulce.

Os mais vendidos são as medalhinhas, a imagem de Irmã Dulce, a dezena e até uma boneca de pano. Sem contar as camisas. Tudo com preços que variam entre R$ 1 e R$ 20. “Toda receita é direcionada à obra. As pessoas podem contribuir também através de doação de cupons fiscais, além de roupas, alimentos, móveis sem utilidade, equipamentos eletrônicos em estado de uso. A gente tem bazar na instituição. Também recebemos material de higiene. As empresas podem ajudar com dedução de Imposto de Renda com projetos de educação. As pessoas podem ser doadores mensais. Nós temos o 0800 284 5 284. É possível vir em nossa lojinha e trazer a doação pessoalmente. Nós estamos aqui das 7h às 19h ’, explica Mariana Pimentel, assessora da Osid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário