terça-feira, 31 de maio de 2011


Terça-feira, 31 de maio de 2011

Visitação de Nossa Senhor, Ofício de Festa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca

Hoje: Dia da Aeromoça, dia do Comissário de Bordo, dia Mundial do Combate ao Fumo

Santos: Visitação de Nossa Senhora (festa), Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus (padroeira da diocese de Pinheiro); Câncio, Canciano e Cancianela (mártires e irmãos carnais), Petronilla de Roma (virgem e mártir), Pascásio, Hérmias (mártir), Mectildes de Edelstetten (virgem), Tiago Veneziano (beato), Vitalis de Bastia (beato, confessor franciscano da 1ª Ordem, Itália).

Antífona: Vinde e escutai, todos os que temeis a Deus, e eu vos direi tudo o que o Senhor fez por mim. (Sl 65,16)

Oração: Ó Deus todo-poderoso, que inspirastes à virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o vosso louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

I Leitura: Profecias de Sofonias (Sf 3, 14-18a)

Deus vem para salvar a todos e afastar toda desgraça

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: "Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18acomo nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação". Palavra do Senhor!

Comentando a I Leitura

O rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti

Enquanto a vida social se vai corrompendo sempre mais e gera até nos bons uma forma prática de ceticismo que se traduz em um “nada há a esperar”. Deus, por meio de seu profeta, faz sentir ao povo sua voz e seu amor. A esperança que, por natureza, é uma jovem criatura a que falta o senso do real e às vezes até a prudência, fala aqui a linguagem da experiência, da sabedoria e da humildade. É humilde, por isso é pura. Pura alegria que vem do alto mas que, ao mesmo tempo, deve surgir de um coração de homem: é uma alegria pascal, necessariamente ligada ao ato último em que Jesus exprime sua obediência ao Pai, dando sua vida por todos os homens. Só recebem essa alegria aqueles que, à sua volta, observam o preceito novo do amor sem fronteiras.[Missal Cotidiano, © Paulus]

Cântico: Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 6b)
O santo de Israel é grande entre vós

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!"

Evangelho: Lucas (Lc 1, 39-56)

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre". 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45"Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".

46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor 47e meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as geração me chamarão bem aventurada, 49porque o todo poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.

54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho

Magnificat!

O relato evangélico é um pequeno retrato de Maria. Sua condição de mãe do Messias, o "Senhor" esperado pelo povo, proveio da profunda comunhão com Deus e da disponibilidade total em fazer-se sua servidora. Expressou sua fé no canto de louvor - o Magnificat -, no qual proclamou as maravilhas do Deus e as grandezas de seus feitos em favor dos fracos e pequeninos.


A comunhão com Deus desdobrava-se, na vida de Maria, na sua disponibilidade a servir o próximo. A ajuda prestada à prima Isabel é uma pequena amostra do que era a Mãe de Deus no seu dia-a-dia. Assunta ao céu, Maria experimentou, em plenitude, a comunhão vivida na Terra. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]

Oração da assembleia (Deus Conosco Dia a Dia)

Para que a Igreja seja cumpridora fiel de sua missão, rezemos ao Deus da vida. Por Maria, ouvi-nos, Senhor Deus!

Por todos os cristãos que se comprometem com a Comunidade, como sinal do Reino, rezemos ao Deus da vida.

Pelas pessoas que se dedicam aos pobres e aos humildes, e lhes dão um pouco de esperança, rezemos ao Deus da vida.

Por todas as pastorais de nossas igrejas, Paróquias e Comunidades, rezemos ao Deus da vida.

Por todos os que amam e servem sem esperar nada em troca, como fez Nossa Senhora, rezemos ao Deus da vida.

(Intenções próprias da comunidade)

Oração sobre as Oferendas:

Ó Deus que vos seja agradável este nosso sacrifício de salvação, assim como foi aceito por vós o serviço de caridade da santa mãe do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.

Antífona da comunhão:

Todas as gerações me chamarão bem-aventurada porque o Poderoso fez em mim grandes coisas e santo é o seu nome. (Lc 1, 48-49)

Oração Depois da Comunhão:

Ó Deus, que a vossa Igreja vos glorifique pelas maravilhas que fizestes em vossos fiéis e possa acolher com alegria, neste sacramento, o Cristo sempre vivo, que João Batista pressentiu com exultação, oculto no seio materno. Por Cristo, nosso Senhor.

Para sua reflexão: Quase nunca a história nos narra os acontecimentos simples e singelos dos pobres. Pois aqui encontramos uma exceção. Aqui o protagonismo – se assim se pode dizer – é o de duas mulheres, personagens já de per si desvalorizados em uma sociedade machista patriarcal, dois meninos que ainda mesmo sem nascer já estão chamando a atenção do autor, o Espírito Santo, que enche de alegria Isabel para louvar sua parente Maria e o fruto do seu ventre e para contar as magnificências do Senhor. Maria e Isabel, personagens que não têm importância na sociedade, e sim somente como meio de multiplicação e prolongamento do nome do homem, ambas se encontram, e este encontro, mais que uma simples visita de uma parenta para outra, é a oportunidade par que Lucas estabeleça, mediante o recurso à teologia narrativa, um ensinamento sobre a maneira como Deus age na história humana e por qual tipo de pessoas age; isso é o que, em suma, Isabel proclama nas palavras que dirige a Maria e é também o que Maria reafirma e o explicita melhor em seu canto que a tradição consagrou como Magnificat. (Novo Testamento, Edição de Estudos, Ave-maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário