quinta-feira, 19 de maio de 2011

Santo Ivo, presbítero, +1303, padroeiro dos advogados

Santo Ivo

19 de Maio


A- A+

Santo IvoNasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!


Nasceu em 1253, nas proximidades de Treguier, na Baixa Bretanha. Aos 14 anos, foi a Paris, onde tirou o curso de filosofia e teologia, direito civil e direito canónico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Era chamado o Advogado dos Pobres. Residiu no solar de Kermatin que herdou dos pais. Nele se encontravam um hospital e um recolhimento para velhos e um orfanato para crianças abandonadas. Um dia livrou uma pobre mulher da prisão, quando lhe faltava apenas o veredicto final. Não houve, enquanto viveu, advogado de tanto renome e homem mais estimado na Bretanha. Vinham ter com ele os ignorantes, pobres e servos que os senhores oprimiam e que Ivo defendia. Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. É o padroeiro dos advogados.

São Ivo Kermantin

Aos 14 anos foi a Paris onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Era chamado o Advogado dos Pobres. Um dia livrou uma pobre mulher da prisão, quando lhe faltava apenas o veredicto final. Dois farsantes haviam entregue à ela uma mala com ouro e dinheiro, para que a guardasse e somente a entregasse na presença dos dois. Passados alguns dias, os ladrões levaram adiante o seu plano: o primeiro conseguiu que a mulher lhe entregasse a mala e o segundo a levou ao tribunal, acusando-a de roubo. Compadecido dela, Santo Ivo foi ao tribunal e disse: "Esta mulher sabe onde se encontra a mala e está disposta a exibi-la". Pediram então que ela a mostrasse. Santo Ivo acrescentou, então: "Uma vez que a acusada somente pode devolver a mala na presença dos dois interessados, fica o demandante obrigado a apresentar o seu companheiro neste tribunal... "Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos. É um dos mais populares santos da Bretanha. Pode-se dizer que toda a sua vida foi dedicada à prática da virtude da Justiça, como advogado e depois como sacerdote e juiz eclesiástico. Atendia gratuitamente aos pobres e desvalidos, dando-lhes orientação jurídica segura para que seus direitos fossem respeitados. Faleceu aos 50 anos, e já em vida gozava de fama de grande santidade.


Oração a São Ivo

Faça meu São Ivo, que Jesus meu Senhor ouça minha preces

Me dê cautela na comida e na bebida

Diligencia e honestidade no trabalho

Firmeza nas minha boas intenções

Faça minha consciência limpa

Minha conduta sem falta

Minha vida bem ordenada

Me ponha em guarda contra as fraquezas humanas

Me faça sempre alegre com o meu amor á você

Meu Santo Ivo e ao Nosso Senhor Jesus

Faça me guardar Sua Lei

E seu exemplo

E venha a mim para me salvar

Me ensine que este mundo é passageiro

Que o verdadeiro futuro está no céu

Que a vida na terra é curta e rápida

Que a vida depois da morte é a eterna

Me ajuda a preparar-me para a morte

Com o devido temor do julgamento

Mas com a confiança na sua bondade

Esteja, São Ivo, á cabeceira de minha

Cama na minha agonia e

Me conduza a uma boa morte e

A Salvação eterna

E á interminável alegria do Céu.

Consiga isto com os seus merecimentos

Através de Nosso Senhor Jesus Cristo

Amem

Nenhum comentário:

Postar um comentário