sexta-feira, 23 de setembro de 2011


Cruz e Ícone da JMJ são acolhidos por estudantes




16:38 - 21/09/2011
Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora continuam em peregrinação pela Arquidiocese de São Paulo. Nesta quarta-feira (21), depois de missa às 7h no Santuário São Judas Tadeu, Jabaquara, onde os jovens passaram a noite em vigília, os símbolos seguiram em carreata com o corpo de bombeiros até bairro do Ipiranga, chegando às 8h30, na Paróquia Imaculada Conceição, onde também está a Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC-SP.

“É momento de júbilo para a PUC, é também momento de sermos apóstolos, catequistas, de difundirmos toda a alegria que o jovem pode trazer. O futuro da Igreja, da sociedade, está nas mãos deles [jovens]”, disse José Langroiva Pereira, chefe do gabinete da reitoria da PUC-SP.

Langroiva participou do 1° Encontro Mundial de Universidades Católicas, atividade que, a pedido do papa, antecipou a JMJ em Madri, em agosto. Em 2013, o 2° Encontro, será realizado em Belo Horizonte (MG), e reunirá educadores e universitários católicos com papa.

Universitários também acolheram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora: estudantes primários e secundaristas, seminaristas, padres, formadores, funcionários da PUC-SP e da Cúria Metropolitana, participaram de missa às 9h, presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e concelebrada por dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito da Arquidiocese.

Em sua homilia, o cardeal, que hoje completa 62 anos de idade, afirmou que “a Cruz e o Ícone são sinal de encontro com os jovens, é como se Jesus estivesse aqui nos visitando”, disse dom Odilo, lembrando da passagem da Cruz pela Cracolândia. “Ele quer chegar a todos: aos jovens que carregam também suas pesadas cruzes, os pobres, desempregados, viciados, vítimas da violência , deficientes, jovens nas prisões”.

Cerca de 90 jovens com algum tipo de deficiência visual, assistidos pelo Instituto Padre Chico participaram da celebração. Alguns não puderam ver, mas tocaram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. “É importante para eles, porque eles recebem toda a parte de formação religiosa e é interessante, é bom que se sintam parte da Igreja, amados pelo Cristo, simbolizado na Cruz”, disse Ana Maria Pires Alvarez, educadora do instituto.

Ao término da celebração dom Odilo recebeu cumprimentos pelo aniversário, seguido de almoço no Seminário de Teologia Bom Pastor.

As atividades em torno da Cruz acontecem durante todo o dia, às 14h, iniciou-se uma mesa redonda sobre os efeitos da Jornada Mundial da Juventude para a evangelização. Às 15h acontece missa presidida por dom Julio Akamine, bispo auxiliar na Região Episcopal Lapa e às 16h, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora partem para o Arsenal da Esperança, no Brás, instituição que acolhe cerca de 1.500 homens em situação de rua, diariamente, de lá, caminha pelas ruas do centro.

Fonte: O São Paulo -  Karla Maria/foto Luciney Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário