sexta-feira, 9 de setembro de 2011



Ninguém deve ser excluído




09:39 - 08/09/2011
Entre os dias 17 e 20 de outubro, a Rede Informática da Igreja na América Latina, RIIAL, organiza em Santiago o Congresso Internacional “Igreja e Cultura Digital”. O evento é uma promoção do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), ao lado da Conferência Episcopal do Chile e da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Leticia Soberón, Coordenadora Geral da RIIAL, explica que o encontro deve analisar de modo lúcido, sem ingenuidades, mas com esperança, a sociedade digital de hoje, para discernir suas oportunidades e evitar seus riscos.
“Nosso objetivo é conhecer melhor a cultura comunicativa para anunciar Cristo em sua própria língua, realizando a Missão Continental, suscitando autêntica comunhão em uma sociedade hiper-comunicada, mas onde as pessoas frequentemente se sentem sós”.
Neste sentido, ela explica que o Congresso quer lançar uma “luta contra a exclusão digital de pessoas e comunidades, estudando no mapa da conectividade da Igreja aonde estão as comunidades que não têm acesso ao ‘banquete da cultura e do intercâmbio na Internet’".
O Congresso abordará três grandes campos temáticos: Teológico e pastoral, Inclusão digital, e Aplicativos (discernimento tecnológico). Além disso, vai contemplar duas formas de participação: presencial e virtual.
O programa do Congresso e todos os detalhes sobre a participação e contribuições estão disponíveis no site www.riial.org/congreso.
O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, já confirmou sua presença em Santiago para o evento.
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário