quinta-feira, 15 de setembro de 2011



envia mais dois missionários para a Amazônia




10:52 - 13/09/2011


O poema de Dom Helder Câmara "Missão é partir", ocupou lugar de destaque na celebração de envio de mais dois missionários para Amazônia, nesta última segunda-feira (12), na capela da sede do Regional Sul 1 da CNBB em São Paulo (SP).

Dom Tarcísio entrega crucifixo para Glória de Freitas. A leiga missionária Glória de Freitas, da diocese de São José dos Campos (SP), foi enviada para a Prelazia de Tefé (AM) e o padre Antônio França do clero da diocese de São José dos Campos para a Prelazia de Coari, (AM).
 
A celebração foi presidida por dom Vicente Costa, bispo da diocese de Jundiaí (SP) e presidente do Comire (Conselho Missionário Regional) e Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1 e concelebrada por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e secretário geral do Regional; além de Nelson Rosseli Filho, secretário Adjunto e membro do Projeto Missionário e padres vindos da diocese de São José dos Campos.

A missa contou com a participação do coordenador do Comire (Conselho Missionário Regional), Robson Ferreira, da Ir. Geni dos Santos Camargo da CRB - (Conferência dos Religiosos do Brasil) Regional São Paulo, de amigos e familiares dos missionários enviados, e outras pessoas envolvidas com o Comire no Regional Sul 1.

Comentando as leituras da Missa, Dom Vicente fez menção ao "Apóstolo Missionário" e lembrou que evangelizar é tarefa de todos. Ao reportar a vocação missionária, o bispo citou a humildade do oficial romano, do Evangelho de Lucas 7, 1 -10. "Não existe verdadeira experiência missionária sem a humildade. Desse modo, todos os missionários devem ter a humildade de ouvir, conhecer, partilhar e amar àquele povo", concluiu Dom Vicente.

Dom Vicente Costa envia padre Antônio França. . Antes da benção de envio, Dom Tarcisio pronunciou-se em nome da presidência do Regional Sul 1 da CNBB. "Nós da Presidência deste Regional sentimo-nos felizes com a animação missionária nas diversas dioceses, especialmente hoje, nesta celebração de envio e seremos sempre gratos pela dedicação de vocês que estão sendo enviados para a Amazônia. É uma alegria assumirmos juntos essa fraternidade missionária. Podem contar com nosso apoio. Que Deus os abençoe nesta missão", disse o prelado.
Ao final da missa, dom Vicente fez a benção de envio e em seguida os presentes rezaram a oração de envio da autoria de dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingú (PA). Dom Vicente e Dom Tarcisio entregaram a cada um dos missionários uma cruz peitoral como sinal de entrega total à Cristo e ao serviço do povo amazonense.

Os dois que partirão rumo à Amazônia na próxima segunda-feira (19) integrarão um grupo de 3 padres e uma leiga que aceitaram viver na Amazônia.

O envio faz parte de um compromisso entre os regionais Sul 1 (São Paulo) e Norte 1 (Amazonas e Roraima), pelo qual o Regional Sul 1 em parceria com a CRB - Regional São Paulo prepara e envia missionários e missionárias para a Amazônia, conhecido como Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1.

Fonte: CNBB  Sul 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário