sábado, 10 de setembro de 2011

                    


S. Nicolau Tolentino, presbítero, +1305



São Nicolau de Tolentino nasceu em Castelo de Santo Ângelo, actual Santo Ângelo in Portano, no ano de 1245. Era muito rigoroso consigo mesmo, mas delicados com os outros. Ingressou entre os agostinianos no ano de 1256 e foi ordenado sacerdote em 1269; após seis anos de peregrinações por várias cidades, teve morada definitiva em Tolentino, onde desenvolveu o seu apostolado principalmente no confessionário. A sua santificação pessoal amadureceu na sombra, desenvolvendo a obediência incondicional, o desapego absoluto dos bens terrenos e a modéstia profunda. Sob seu modesto burel, o exemplar religioso teceu ao longo da sua vida a preciosa trama da santidade, a ponto de exclamar na hora da morte: "Vejo meu Senhor Jesus Cristo, sua Mãe e Santo Agostinho, que me dizem: 'Bravo, servo bons e fiel'".

Ainda que não o parecesse, sabemos pelos testemunhos de seus confrades que quatro dias da semana seu alimento consistia em pão e água e nos três dias restantes nunca tocava em alimentos substanciosos, como carne, ovos, etc... Reduzia o sono a três ou quatro horas para se dedicar à oração.

Após as longas horas que ficava em confissão, fazia visitas diárias às casas dos pobres, para os quais, com a licença dos superiores, constituira modesto fundo, de onde tirava o necessário nos casos mais urgentes.

São Nicolau morreu em Tolentino no dia 10 de Setembro de 1305.

cf.www.catolicanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário