quinta-feira, 15 de setembro de 2011



Retiro do Clero




13:50 - 14/09/2011


Nesta semana de 12 a 15 de setembro, na Casa de Retiro São Carlos, em Jundiaí – SP, o clero diocesano de Santo Amaro – SP, esta vivendo o seu retiro anual.
 
O pregador do retiro, escolhido pelo próprio clero, é Dom Fernando Antonio Figueiredo, bispo diocesano da mesma diocese.

Em sua exposição inicial Dom Fernando fez uma breve apresentação dos temas que serão aprofundados durante a semana.

O tema é “A vida sacerdotal à luz dos Santos Padres da Igreja”, entre eles: São Justino, Santo Irineu de Lion, São Cipriano, Santo Inácio de Antioquia e outros.
 
D. Fernando de início pergunta ao clero: “o que nos anima e nos sustenta na vida sacerdotal?  Retiro não é curso e nem aula. É preciso buscar e ter reta intenção na direção de encontrar o centro de nossa vida cristã que é a espiritualidade, sopro do Espírito e novo alento em Deus. É necessário uma sincera reflexão e contemplação do Criador. Deixar que Deus fale no silêncio do meu coração. Voltar as origens, não reproduzir o que é exterior, mas sim o que levou os santos a dar a vida pelo Senhor e evangelizar.”

“O vigor de um pároco vem de onde? Do núcleo que é Jesus. O retiro do clero deve reacender o ardor do sacerdócio.”

“O sacerdote é aquele que leva seus irmãos e irmãs a superar as dificuldades à luz da fé e da Palavra do Senhor. Jamais uma atitude negativa ou de desânimo.”
 
“Exercer o sacerdócio numa constante atitude de diálogo. A verdade não é posse. Padre deve ser uma pessoa sempre aberta para um novo crescer e aprender junto com todas as pessoas. Sempre descobrindo as sementes da verdade. Contrasta com a intolerância e o fanatismo. Isto é, não pode estar fechado em seu mundo e no absoluto de sua verdade. Deve estar sempre aberto para compreender o outro.”

E ainda salientou que esse caminhar se faz através da Palavra de Deus, junto com o outro, para se chegar a um ponto que não se imaginava. É estar sempre diante do desconhecido, nunca isolado ou trancado em sim mesmo. O sacerdote dialoga com a história, assim ela é parte integrante da sua vida também. Este é um projeto de vida para o sacerdote e também para todo cristão.

O retiro conta com a presença de 75 sacerdotes e na quinta-feira às 11 h, haverá a Santa Missa de encerramento.

Fonte: Portal Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário