quarta-feira, 5 de outubro de 2011


Arcebispo abre comemorações do Círio




10:09 - 05/10/2011
Com as bênçãos do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correa, começaram na noite do dia 4, na capital paraense, as comemorações do Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa católica do Brasil e maior evento religioso do mundo.
Até o dia 24 de outubro, seis milhões de pessoas devem participar do evento em várias cidades da região.
A celebração tem seu momento alto no domingo, 9, com a grande procissão saindo da Catedral até a Praça do Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem, que acompanha os peregrinos durante toda a romaria, ficará exposta para veneração por um período de 15 dias.
Durante o tempo em que ficar na Praça do Santuário, a imagem de Nossa Senhora participará de diversas atividades religiosas, como a Ciclorromaria, a Missa Romaria da Juventude e a Romaria da Juventude, no dia 15 de outubro; a Romaria da Criança, no dia 16 de outubro; a Procissão da Festa e a Missa de Encerramento, no dia 23 de outubro. No último dia do Círio de Nazaré, 24 de outubro, haverá a Subida da Imagem até o Santuário de Nazaré, a Missa do Recírio e a o Recírio para o colégio gentil.
Fazem parte da programação do Círio de Nazaré também a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento; a Apresentação do Manto da Virgem de Nazaré; um concerto mariano; a Romaria Rodoviária; a Romaria Fluvial; e a Motorromaria – informa o Diário do Pará.
Com o objetivo de incentivar a participação dos fiéis nesta comemoração, o Regional Norte 2 (que abrange o estado do Pará) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),manifestou em nota a alegria da realização de mais uma edição da maior festa católica do Brasil:
"O Círio é a Festa da Família! É a confraternização! É o grande mutirão para 'encher as talhas de água', para que Jesus a transforme em vinho, o vinho novo da paz, da justiça e do compromisso com a causa do Evangelho" - afirma.
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário