terça-feira, 4 de outubro de 2011


Bispos homenageiam o Cristo Redentor




09:16 - 03/10/2011
O Cristo Redentor recebeu uma homenagem episcopal na manhã do dia 30 de setembro. Pela primeira vez, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, presidiu uma missa no Santuário Cristo Redentor. A celebração fez parte do encerramento do 2º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, realizado desde o dia 26 de setembro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio.
No final da cerimônia, o presidente da CNBB abençoou os presentes e toda a cidade do Rio com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ele mesmo, há dois anos, presenteou à capela dedicada à padroeira do Brasil, que está localizada aos pés do Cristo. Dom Raymundo lembrou que diante do monumento não há ninguém que não se emocione e não contemple a beleza infinita do criador divino.
— É muito gratificante estar aqui neste ano de muitas comemorações pelos 80 anos da inauguração desta belíssima Imagem, que se tornou um cartão postal da cidade e de todo o Brasil. Ao contemplar a beleza de Deus, nós podemos falar também da Palavra de Deus contida na criação. Muitos cientistas chamavam a natureza de livro, onde qualquer um pode ler os traços e as marcas da beleza, da sabedoria e da bondade de Deus, criador de todas as coisas, afirmou o Cardeal.
Lembrando o Dia da Bíblia e a memória de São Jerônimo, Dom Damasceno destacou que os cristãos precisam ler, meditar e vivenciar a Sagrada Escritura.
  — Precisamos nos alimentar e nos deixar guiar por essa palavra, junto com a Eucaristia, que é o próprio Cristo para nós. Que a Palavra de Deus possa nos conduzir e iluminar nossa vida a cada dia. Nós vivemos em um mundo onde há muitas influências. Mas, para o cristão, uma luz segura é, sem dúvida nenhuma, a Palavra de Deus”, disse o presidente da CNBB.
“O Rio confirmou a sua vocação acolhedora”
Para o Arcebispo Emérito de Londrina, Dom Albano Cavalin, a “Ação de Amor do Cristo Redentor”, que será iniciada no próximo dia 8 de outubro, é uma atitude essencial.
— O nosso Evangelho não é teórico, o centro do Evangelho é amar ao próximo. Fiquei muito contente durante a Santa Missa, quando o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, disse que Jesus iria descer até a periferia para levar a bondade, o amor e a caridade própria do Evangelho, ressaltou.
Dom Albano também considerou o encontro entre os Bispos Eméritos muito importante, por ser uma valorização de tudo o que foi realizado por eles.
— São homens carregados de méritos, gente que trabalhou muito proclamando o Evangelho. Esse reconhecimento faz muito bem ao coração, concluiu.
O Arcebispo Emérito de Maceió e reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Dom Edvaldo Amaral, avaliou a celebração no Santuário do Corcovado, como sendo uma “coroa de ouro” para finalizar o encontro.
— O Rio de Janeiro, nesta semana, confirmou a sua vocação acolhedora. O aproveitamento do Cristo Redentor como um centro de pastoral foi uma ideia luminosa do Espírito Santo, ressaltou.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário