sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Liturgia da Sexta-Feira — 07.10.2011
Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos (clique aqui...)
(Caríssimos, após meditar as leituras deste dia, rezem o Terço ao Vivo - Mistérios Dolorosos - com os Freis Agostinianos do Seminário Santa Mônica e se preferir, clique aqui para baixar o Santo Rosário e gravar no seu celular, MP3 ou CD e rezar onde desejar)

— Nossa Senhora do Rosário
Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
(Branco, Prefácio de Maria – Ofício da Memória)
Antífona da entrada: Ave, Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre (Lc 1,28.42).
Oração do diaDerramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Primeira Leitura (Atos 1,12-14)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 12 Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.
13 Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
14 Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo responsorial Lucas 1
Bendita sejais, ó virgem Maria;
trouxestes no ventre a palavra eterna!
A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.
Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)

Evangelho (Lucas 1,26-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Sobre as oferendasFazei, ó Deus que a nossa vida corresponda às nossas oferendas e dai-nos contemplar de tal modo os mistérios do vosso Filho, que mereçamos alcançar as suas promessas. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: O anjo disse à Maria: Vais conceber e dar à Luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus! (Lc 1,31)
Depois da comunhãoSenhor nosso Deus, anunciamos neste sacramento a morte e a ressurreição do vosso Filho, pedindo-vos que nos associeis às suas dores, para merecermos participar também das suas alegrias e glórias. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO)

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. "O Rosário da nossa Vida..."(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Hoje é dia de Nossa Senhora do Rosário, e a reflexão quer valorizar e dar sentido a devoção mariana, que vem da tradição da Igreja, de se recitar o Santo Rosário, lembrando que quando se fala em rosário, estamos falando dos quatro mistérios a serem contemplados: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos, este último acrescentado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II.
Para muitos a reza do terço é tranqüilizante seguro, começou a rezar lá vem os bocejos, e daí para o sono é "dois palitos". Embora repetitivo, a reza do terço, que é um desses mistérios, composto de 5 dezenas, intercaladas por jaculatórias e expressões piedosas, não pode ser confundido por uma Mantra, não tem nada a ver...
A expressão terço, significa a Terça parte do rosário, que agora, se formos analisar bem, tornou-se, na verdade, o "Quarto", se o interpretássemos no sentido literal dos termos, claro que Terço é a contemplação de qualquer um desses mistérios e não vai se dizer que vamos rezar o "Quarto", embora seja de fato a quarta parte do Santo Rosário. Então o termo "Terço" nesse sentido, deixou de ser uma expressão numérica fracional, para denominar a devoção em si.
Embora Maria seja a Protagonista do Rosário, na verdade trata-se de uma oração Cristocêntrica, onde se contemplam os mistérios da nossa Redenção e quem nos redimiu foi Jesus Cristo, e como tudo na Vida de Nossa Senhora, o Terço nos conduz ao centro da Fé que é Jesus, o Filho de Deus, justificando assim a célebre expressão "Tudo por Jesus e Nada sem Maria". Em todos os mistérios contemplados, Maria está em comunhão com Jesus e com o Pai, sendo que a ação é obra do Espírito Santo, não é à toa que antes da contemplação de cada mistério, se louva o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Sem Jesus, a Vida da Virgem Maria não teria sentido, mas a sua vocação de ser Mãe de Deus, não aconteceu de maneira mágica, é muito importante compreendermos que, quando se coloca como Serva nas mãos de Deus, MARIA não renunciou a Vida, tornando-se um robô nas mãos do Pai, ao contrário, seus planos passaram a ter um sentido, isso significa dizer, que suas escolhas e decisões passaram a ter como única referência a Vontade de Deus.
Fazer-se serva do Pai Eterno, não significa abrir mão do livre arbítrio, pois essa liberdade é dom que custou caro á cada homem e mulher, a Vida de Jesus, sua paixão e morte, re-significou a Vida humana, dando-lhe um sentido, permitindo ao homem retomar decisões e fazer escolhas.
A Fé não anula a nossa experiência humana, ao contrário, dá a ela um novo significado, cuja profundidade nós encontramos em Jesus de Nazaré. Por isso que o anúncio do anjo revolucionou a Vida de Maria e ao repeti-lo uma dezena de vezes, diante de cada mistério a ser contemplado, estamos manifestando o nosso desejo de imitá-la, acolhendo no coração, que foi o primeiro lugar que Jesus foi gestado em Maria, essa mesma esperança de vermos o Reino acontecer, pela ação Divina, e com a nossa participação direta...
Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendito é o Fruto do vosso ventre: Jesus...!
Nossa Senhora do Rosário, rogai por todos nós!
2. A proclamação do Reino
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
O Rosário está intimamente associado aos evangelhos, para que, com sua reza, sejamos estimulados a um conhecimento cada vez mais profundo de Jesus e aderirmos e nos comprometermos com o seu projeto de libertação e vida.
No ano 2002 o papa João Paulo II acrescentou aos três mistérios tradicionais do Rosário os "Mistérios Luminosos", pelos quais meditamos sobre o Batismo de Jesus, as Bodas de Caná, a proclamação do Reino, a Transfiguração e a última Ceia.
Com sua intuição, o papa João Paulo II deu maior destaque à vida Jesus, filho de Deus, como momento privilegiado da revelação do Pai com o dom da vida divina e eterna a homens e mulheres, criaturas suas geradas por seu amor transbordante.
Invocando o nome de Maria colocamo-nos em sua presença, e com ela, em presença de seu filho Jesus.
Oração
Pai, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade.
3. CONCEBIDA SEM PECADO(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A festa da Imaculada Conceição leva-nos a pensar em Maria como a perfeita discípula que correspondeu plenamente aos anseios de Deus, movida pela graça. A fidelidade de Maria decorreu de um especial dom divino, o dom de nascer mais integrada do que nós, com mais capacidade de ser livre e de acolher a proposta divina.
O anjo Gabriel alude a este dom divino quando a saudou como "repleta de graça". Toda envolvida pelo amor divino, Maria soube colocar-se, em total disponibilidade, nas mãos de Deus, para cumprir sua santa vontade: "Eis a serva do Senhor, faça-me em mim conforme a tua palavra". Uma tal comunhão com Deus excluía qualquer traço de egoísmo e de pecado. Só a plenitude da graça permitiu-lhe ser totalmente despojada de si para cumprir o projeto de Deus. Daqui brota a fé de que Maria, mesmo antes de nascer, foi preservada do pecado.
A condição de agraciada por Deus não a eximiu do esforço de ser peregrina na fé, necessitada de crescer e de aprender, como acontece com todo ser humano. Sua originalidade consistiu em ter trilhado um caminho sempre positivo, sem fazer concessões às paixões desordenadas, ou ao próprio querer. A grandeza de seu testemunho de fé expressou-se na humildade com que o viveu, num contínuo esforço de discernir a vontade de Deus e em ser solícita em cumpri-la.
Oração 
Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário