A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do Bispo Auxiliar Emérito do Rio de Janeiro, Dom João d’Ávila Moreira Lima, de 92 anos, falecido no início da noite da última sexta-feira, 30 de setembro.
“Sua vida foi marcada pelo serviço abnegado pelo bem da Igreja e o caminho de sofrimento na enfermidade deixa um rastro de santidade e de edificação para quem o conheceu de perto e o acompanhou em seu frutuoso ministério. Dedicado formador, ele contribuiu, com dedicação exemplar, para o enriquecimento vocacional da arquidiocese do Rio” – diz a nota, assinada pelo Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Dom João d’Ávila Moreira Lima estava internado no Hospital Pasteur, no Méier, e fez óbito por falência múltipla dos órgãos. A missa de exéquias foi presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, ao meio-dia do sábado, 1º de outubro, na capela do Santíssimo da Catedral de São Sebastião.
Nos últimos anos de sua vida, residia na Casa do Padre, no bairro Rio Comprido, anexo ao Seminário Arquidiocesano de São José, onde exerceu as funções de reitor, diretor espiritual e professor de Teologia.
Mineiro de Itabirito, Dom João nasceu em 30 de agosto de 1919. Ainda jovem foi estudar em Roma e, ao concluir seus estudos, em pleno período da Segunda Guerra Mundial, foi ordenado presbítero em 8 de abril de 1944. A maior parte do exercício de seu ministério presbiteral foi dedicada à formação dos seminaristas. Também exerceu a função de administrador dos bens temporais da Catedral de São Sebastião e pároco, por pouco tempo, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Glória.
Em 1982 foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa João Paulo II. Ao receber a ordenação, no dia 24 de agosto, adotou como lema episcopal: “Na Tua Palavra” (In Verbo Tuo), extraído do Evangelho de São Lucas (Lc 5,5).
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário