sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Educação precisa de dimensão religiosa




10:20 - 06/10/2011
O secretário de Estado de Bento XVI, cardeal Tarcisio Bertone, presidiu a beatificação de uma monja italiana que foi líder em sua época da educação das mulheres. O prelado advertiu que deixar de lado a dimensão religiosa da pessoa empobrece a educação.
Esta foi a mensagem do cardeal Bertone no último domingo, em Ivres (Itália), na beatificação de Antonia Maria Verna (1773-1838).

O cardeal destacou a validez atual das ideias educacionais da religiosa, dizendo que nos recordam a necessidade vital de escolas nas quais a dimensão religiosa “se revele em todos os seus possíveis potenciais, para o desenvolvimento humano total”.

“Muitas vezes, percebemos que as pessoas têm medo de dar espaço à dimensão religiosa da vida, que é inerente ao coração humano”, disse. Lamentou a tendência a “escondê-la no âmbito privado da pessoa. Esta atitude empobrece grandemente a atividade educacional”.

A mensagem da Madre Verna “nos convida a não ter medo de educar as pessoas nas decisões que exigem que Jesus continue presente na Igreja”, disse o funcionário do Vaticano.

“Colaborando com as autoridades civis da sua época, a Madre Antonia se comprometeu com uma forma de educação (…) que poderia chegar a um maior número de crianças e ajudá-las a desenvolver todas as dimensões da sua personalidade, completa e harmonicamente”, explicou.

O número de escolas fundadas pelas Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição, da Madre Verna, “nos convida a considerar, hoje mais que nunca, o papel das instituições que desfrutam da paridade com as escolas públicas como um fator que enriquece a educação de uma nação”.

O cardeal destacou que as escolas dirigidas pelas Irmãs da Caridade na Europa, América, Oriente Médio e África produziram “gerações de professores que foram – e continuam sendo – verdadeiros educadores, cuja contribuição para o desenvolvimento cultural e social dos seus países é muito difícil de se avaliar e facilmente esquecida”.
Fonte: Zenit

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