sábado, 8 de outubro de 2011


CIMI elege nova diretoria




09:31 - 07/10/2011
Prossegue a XIX Assembléia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), em andamento até sábado em Luziânia (GO).
Na quinta-feira, foi eleita a nova diretoria: Dom Erwin Kräutler, Bispo da Prelazia do Xingu, no Pará, foi reeleito e dará continuidade ao seu primeiro mandato, iniciado em 2007. A vice- presidência será ocupada por Emília Altini, missionária do Cimi em Rondônia. Já o secretariado executivo da entidade, com sede em Brasília, ficará a cargo do gaúcho Cléber Buzzato.
Dom Erwin foi eleito com a quase totalidade dos votos. Segundo ele, a omissão do governo e o avanço do modelo neoliberal sobre os territórios indígenas são as principais dificuldades a ser enfrentada nos próximos anos.
Ao ser eleita, Emília Altini reagiu com surpresa e declarou: “É um grande desafio, mas me sinto encorajada pela força dos povos indígenas e pela certeza na ação militante profética do Cimi”.
Já o novo secretário-executivo Cléber Buzzato afirmou que os próximos quatro anos serão momentos de dar continuidade às ações e à história do Cimi junto aos povos indígenas do país: "A atuação é desafiante e as lutas são muitas. O Cimi apoia esses povos no enfrentamento das lutas por suas terras, pela garantia de seus direitos e para que tenham poder de decisão e atuação sobre seus territórios".
O Cimi foi criado em 1972 como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem por objetivo fortalecer o processo de autonomia desses povos
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário