O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quarta-feira, na Praça S. Pedro, milhares de peregrinos para a Audiência Geral.
Em sua catequese, o pontífice comentou o Salmo 23 (22), que começa com essas palavras: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará".
Este Salmo evoca a imagem de amor, de ternura que existe na relação de Deus com cada um de nós. A segurança do rebanho é a prioridade do pastor. Por isso, Nele depositamos uma confiança inabalável. Mostrando-nos os caminhos seguros a percorrer, sabemos que a meta é a casa, o Templo, lugar de paz onde a bondade de Deus é experimentada na alegria de um tempo que nunca termina.
Eis o resumo da catequese feita por Bento XVI: "Queridos irmãos e irmãs. Abordamos hoje o Salmo 23, um texto muito conhecido e amado, no qual se exprime a certeza de saber-se guiado e protegido. Ele é o Pastor que nos conduz e que não permite que falte coisa alguma. Trata-se, de fato, de um texto cujas imagens, ricas e profundas, acompanharam toda a história de Israel. A figura do Pastor evoca os tempos do Êxodo, o longo caminho pelo deserto, onde Deus guia o seu Povo como um Pastor, para a Terra Prometida. Mas, é com Cristo que toda a força simbólica deste salmo encontra a sua plenitude de significado. Jesus é o Bom Pastor que vai à procura da ovelha perdida, que conhece as suas ovelhas pelo nome. Ele é a luz que ilumina o vale tenebroso, e tira-nos todo o medo. Ele é o anfitrião generoso que nos acolhe e põe a salvo dos inimigos, preparando-nos a mesa do seu Corpo e do seu Sangue. Assim sendo, peçamos ao Senhor que nos conceda caminhar, pelas suas sendas, como rebanho dócil e obediente, e nos sacie nas “águas repousantes” do seu Espírito, da fonte de água viva que jorra para a vida eterna".
A seguir, o Papa saudou os fiéis de língua portuguesa. Do Brasil, estavam presentes na Praça peregrinos do Rio de Janeiro (RJ), de Diamantina (MG), São Paulo (SP), Recife (PE) e Apucarana (PR).
Eis a saudação: "Saúdo cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta Audiência, nomeadamente o grupo de diáconos permanentes vindos de Lisboa e os sacerdotes da Arquidiocese de Diamantina, acompanhados de seu bispo. Possa cada um de vós, guiado pelo Bom Pastor, ser por todo o lado um zeloso mensageiro do amor de Deus e uma testemunha corajosa da fé. Que Deus vos abençoe!".
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário