domingo, 7 de fevereiro de 2010

chamando os primeiros companheiros

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 07/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

No quinto domingo do tempo comum, Lucas mostra-nos Jesus, até então sozinho anunciando o reino de Deus, chamando os primeiros companheiros.

Notem a grandeza e a majestade de Jesus. Ao mesmo tempo sua simplicidade. O povo se acotovelava na praia para ouvir a Palavra de Deus. Jesus toma distância desta multidão entrando numa barca que era de Simão e anuncia-lhes a Palavra de Deus.

Esta é a primeira cena. Diante dela podemos realizar uma primeira meditação. Aquele povo sedento da Palavra de Deus, que tinha a felicidade de ouvir do próprio Jesus, estava feliz e satisfeito.

Mas não temos que invejar aquele povo. Também possuímos a mesma Palavra de Jesus. A única diferença entre nós e aquela gente da Galiléia é que eles viam um Homem, Jesus de Nazaré.

Recebemos a mesma Palavra provinda do Cristo glorificado, invisível aos nossos olhos na glória pascal do céu, através do seu Espírito Santo. Mas esta Palavra hoje na Igreja ressoa de maneira até mais intensa do que quando Jesus estava aqui presente terrestemente.

Agora, Ele nos fala do alto da glória do auge da sua autoridade e com o poder do Espírito Santo. Ao terminar aquela pregação diz a Simão que leve a barca para as águas mais profundas do lago e lance as redes para a pesca.

Depois da tentativa infrutífera da noite anterior, Simão e os seus companheiros conseguem juntar uma quantidade enorme de peixes. Nesta quantidade de peixes que entram na barca de Simão, mais uma vez nós nos reconhecemos.

Cada um de nós é um peixinho que foi apanhado em alto mar pela rede, não mortífera, mas salvífica dos pregadores, dos missionários, dos sacerdotes de Jesus arrancado das profundezas das águas tenebrosas e trazido para a Igreja onde crescemos, onde amadurecemos, onde podemos nos imbuir sempre mais de Jesus.

Este Evangelho se presta muito à contemplação. Se você se sente como um peixinho apanhado pelos apóstolos e missionários de Jesus, se você já se sente na barca de Pedro e de seus sucessores que é a Igreja, louve e bendiga a Deus pela luz de sua fé, pelo dom inestimável que lhe fez arrancando das trevas e trazendo para o reino de seu Filho Amado.

Lembre-se de muitos outros peixes que ainda navegam ou giram ou nadam em alto mar, desorientados e esperando, quem sabe, alguém que os oriente para a barca de Pedro que se encaminha através da história, apesar das tempestades, para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário