terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

consagração do templo que Salomão realiza a Deus

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 09/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

No I Livro dos Reis temos diante dos olhos a oração de consagração do templo que Salomão realiza a Deus; a oração vem escrita em estilo deuteronomista: “Senhor é mesmo verdade que Deus habita na terra, eis que os céus e os céus dos céus não vos podem conter, quanto mais esta casa que construí em vosso nome”.

Na verdade o Altíssimo, o Transcendente, o Inefável, o Absoluto não mora em casas feitas por mãos humanas.

Os céus dos céus não o podem conter, muito menos os nossos edifícios. No entanto ainda no cristianismo, continuamos a edificar Igrejas materiais. Elas servem para conter a Igreja verdadeira, àquela Igreja feita de pedras vivas que é a comunidade que lá dentro se reúne num local apto para o culto a Deus, a escuta de sua Palavra e sobretudo a render-Lhe graças através do sacrifício da Eucaristia de que participa ativamente junto com o sacerdote.

Sim, as nossas Igrejas de pedras servem para conter, abrigar e a manter as Igrejas vivas e em assembléia. Somos um local privilegiado, a verdadeira Igreja onde Deus se compraz em habitar.

Fora da comunidade, porque não vivemos 24 horas por dia dentro de uma comunidade, estamos muitas vezes a sós, mas lembrem-se daquilo que eu já disse em outros programas anteriores: cada um de possui uma cela interior, o próprio coração e cada um é templo do Espírito Santo, tornado tal pelo batismo recebido.

“Entremos na nossa cela interior”, como Santa Catarina de Sena gostava de afirmar. Entremos no íntimo do nosso coração, façamos silêncio durante algum tempo do dia para escutarmos a voz de Deus. Não só para respondê-Lo na gratidão, no louvor, no pedido de súplica e intercessão e perdão pelos nossos pecados, mas também pedir pelas grandes intenções do mundo inteiro.

Cada um entre diariamente em sua cela interior e ali, encontrar-se-á com o Deus vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário