sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“Eu me vou pelo caminho de todo ser humano”

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 04/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

O texto do I Livro dos Reis hoje nos narra o fim de Davi e sua morte: “Eu me vou pelo caminho de todo ser humano”, diz o velho Davi.

Ele havia vivido intensamente a sua vida, ele havia sido escolhido ainda criança para ser o ungido de Deus. Realizou proezas durante a sua juventude e a primeira maturidade, ele conseguiu se impor sobre algumas tribos e se transformar em primeiro monarca do reino de Judá, ou reino do sul, assumindo como capital a cidade neutra de Jerusalém.

Ele havia conduzido para Jerusalém a Arca da Aliança de Deus, transformando Jerusalém de cidade profana, numa cidade religiosa, o que é até os dias de hoje. Ele havia guerreado, lutado contra os inimigos ao redor, filisteus, amonitas, mas agora Davi se encontra no final da sua existência e o texto relata a sua partida deste mundo.

Davi aceitou como qualquer ser humano a sua sorte; quando chegou a hora de deixar esta vida, não se apegou a ela.

E o texto deuteronomista que hoje temos diante dos olhos nos ensina a sermos nós também como Davi.

Após uma vida carregada de feitos, de realizações, sobretudo uma vida carregada de boas obras, de amor a Deus e de serviço desinteressado aos outros, nós podemos imigrar definitivamente deste mundo, porque nós não temos aqui morada permanente.

Como é triste ver pessoas que se apegam a vida nos últimos momentos, até quando esta impiedosamente lhe escorrega das mãos, o melhor seria para todos nós nos entregarmos nas mãos de Deus.

Davi não tinha a fé que nós possuímos, ele falava de ir para a estrada de qualquer homem que é a morte e a sepultura, nós não entregamos a nossa vida ao caixão, a terra ou ao túmulo.

Nós depositamos as nossas vidas nas mãos de Deus e desde já nós podemos perfeitamente fazer um ato de aceitação de nossa própria morte, ignoramos o tempo, as circunstâncias e o como.

No entanto aceitamos a esta morte em remissão de nossos pecados e contribuindo nós também, assemelhando-nos mais a Cristo com a redenção de toda a humanidade.

Faça já esta sua aceitação da morte, sem que este ato perturbe o seu sono ou o deixe intranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário