segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O sacerdote deve ser homem de oração

14:23 - 05/02/2010

Nesta quinta-feira foi publicada uma mensagem do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, enviada aos mais de 500 padres reunidos desde ontem em Itaici, município de Indaiatuba (SP) com ocasião do 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que teve inicio ontem, dia 3 de fevereiro. Na sua missiva, o prelado afirma que “o sacerdote será Bom Pastor na medida em que, através do exercício quotidiano do seu ministério, se dedicar integralmente a Cristo e, por Ele, com Ele e Nele, aos irmãos, em total fidelidade, sempre a exemplo do mesmo Senhor”.

“Ser pastor segundo o coração de Deus, eis o grande desafio para os sacerdotes de todos os tempos, eis o maior tesouro que o nosso Pai poderia oferecer aos fiéis de nossas comunidades”, afirmou Dom Cláudio, e mais adiante, o cardeal destacou que “o sacerdote não se tornará “homem de Deus” se não for “homem de oração”. Assim sendo, na vida do sacerdote a oração e a intimidade com Deus são essenciais e insubstituíveis. A oração na vida do presbítero ou ocupa um lugar central, ou será um belo ideal, distante de ser concretizado.”, destacou.

O purpurado brasileiro também aproveitou para advertir que “Se o trabalho pastoral não for precedido e acompanhado pela oração, perderá seu valor e sua eficácia”.
“O tempo que empregamos no cultivo da amizade com Cristo, na oração pessoal e litúrgica – concretamente na dedicação de um tempo determinado e quotidiano à meditação e na fiel recitação da Liturgia das Horas –, é um tempo de atividade autenticamente pastoral”, afirmou o cardeal prefeito.

Por último Dom Cláudio animou os sacerdotes brasileiros com aquelas mesmas palavras de São Paulo:
“Estai sempre alegres. Orai continuamente. Em todas as circunstâncias, daí graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito (...)”. “Com estes mesmos sentimentos queremos que continuais a viver o Ano Sacerdotal: sempre alegres, porque grande é o dom da vossa vocação e urgente um novo ardor missionário, a fazer-se presente no coração sacerdotal de cada um de vós”, concluiu.

Fonte: ACI

Nenhum comentário:

Postar um comentário