segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Podemos falar da Fé, da Esperança e do Amor

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 15/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Nos dois dias que nos separam da quaresma iniciamos, mas não terminaremos, a leitura da carta de São Tiago ou a ele atribuída. Trata-se do famoso Tiago que é conhecido como o irmão do Senhor, o qual tomou as rédeas da primitiva comunidade de Jerusalém.

Inicia sua antologia do Antigo Testamento afirmando de maneira surpreendente, que devemos considerar grande alegria quando sofremos toda espécie de provações. A provação suportada produz a virtude da paciência e a virtude da paciência é necessária para que Deus complete em cada um a Sua obra.

Não pensaríamos como São Tiago. É difícil que alguém diga: “Sou muito feliz nas minhas tribulações”. Todos sonhamos com o sucesso, alegria, prazeres e felicidade.

Mais do que ninguém, Deus nos quer felizes. Deus mesmo colocou a felicidade em nossos corações como um peso de gravidade. Ninguém é capaz de agir em sentido contrário.

Neste mundo a felicidade nunca é completa. Este mundo é incompleto e nossa vida também é incompleta. Nesta incompletude existe lugar para provações as mais variadas. Cada um pode buscar o catálogo de suas próprias provações através de um exercício de memória. Umas pessoas são provadas duramente no seu próprio corpo: possuem doenças, algumas incuráveis. Outras são provadas pela idade avançada e os limites que esta idade comporta. Outros são provados psicologicamente. Existem famílias que são provadas por descaminhos de seus filhos ou de parentes próximos.

Existem tantas provações, e contratempos. O que a Palavra de Deus hoje nos ensina é que Deus não usa destas coisas para nos atormentar e nos martirizar, Deus permite as provações para nos robustecer na fé.

Tiago fala da paciência e de outras virtudes. Podemos falar da Fé, da Esperança e do Amor. Uma pessoa que nunca foi provada em nada, não é capaz de amar com toda riqueza de um amor generoso, de misericórdia desinteressada. Quem nunca foi provado, não é capaz de sentir o que sente o outro nos seus sofrimentos.

Existe o lado bom e positivo de todas as coisas que não deve ser tirado. Deus faz que tudo concorra para o nosso bem, até mesmo as tribulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário