I Leitura: Atos (At 5, 27-33)
Nem o sinédrio ameaçava a missão dos apóstolos
Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los,28dizendo: "Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!"
29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o guia supremo e salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem". 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los. Palavra do Senhor!
Comentando a Leitura
Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo
Os apóstolos, para fornecer a prova judicial de suas afirmações, são obrigados a citar duas testemunhas (Dt 19,15). Apresentam-se eles próprios como primeira testemunha; a outra é o Espírito Santo, Testificam o que viram e ouviram: são as testemunhas autorizadas da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. Mas a visão dos acontecimentos mudou-se para eles em experiência religiosa, e a este título encontraram outra testemunha, o Espírito, dispensador das maravilhas vividas pelos cristãos; estes são outros tantos sinais de que Jesus continua sua obra messiânica entre os seus, melhor ainda que no passado.
O testemunho apostólico não é, pois, a simples atestação de um fato, mas, graças à presença do Espírito, é a interpretação religiosa do desígnio de Deus. Desta forma, o apóstolo continua a obra dos profetas. Também a Igreja, que no Espírito relê os acontecimentos contemporâneos, pode dar o mesmo testemunho e renovar a ação de graças pela salvação. [Extraído do COMENTÁRIO BIBLICO, Vol. 2, ©Edições Loyola, 1999]
Nenhum comentário:
Postar um comentário