Santa Flávia Domitila
7 de Maio
A- A+
Era esposa do governador romano chamado Flávio Clemente, pertencente à família dos flavianos.Os imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano pertenciam também a esta família. Os dois primeiros não aplicaram o edito de Nero, que tornava cada cristão um criminoso, mas Domiciano sim. Com interesses econômicos e de impostos, oprimia judeus e cristãos.
Flávia, cujo marido permitia que ela vivesse a fé, vivia a caridade. Socorria os pobres, cuidava do enterro dos mártires. Porém, seu esposo foi assassinado por Domiciano, que não admitia ter uma cristã em sua família. Ele então desterrou Flávia para uma ilha, onde sofreu muitos maus tratos e foi martirizada.
Peçamos a intercessão da santa de hoje, para que o nosso testemunho seja atual na fé e expresso na caridade.
Santa Flávia Domitila, rogai por nós!

Santa Flávia Domitila, Virgem e Mártir, séc. I
Pouco se sabe sobre a vida de Santa Flávia Domitila. Conta-se que ela era sobrinha de Flávio Clemente, dos cônsules de Roma, que foi martirizado por Domiciano por ter confessado ser cristão. Naquele época, os cristão que não adoravam os deuses romanos eram considerados ateus. Além disso, havia uma grande divergência em torno de quem era cristão e quem era judeu, não se sabendo como os diferenciar.
Foi nesta época que Santa Flávia Domitila viveu e foi presa por também confirmar sua fé cristã perante o imperador. Foi enviada para a Ilha de Ponza e martirizada, jurando até á morte o seu amor por Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário