sexta-feira, 6 de maio de 2011

São Leonardo Murialdo

6 de Maio


A- A+

São Leonardo MurialdoNasceu em 1828 em Turim (Itália) numa família burguesa.

Conheceu cedo a riqueza que a vida de oração, sacrifício e caridade pode proporcionar para o amadurecimento humano e também o discernimento em todas as coisas.

Uma pessoa muita atenta aos sinais dos tempos, sensível à opressão sofrida pelos mais pobres. E foi assim que ele discerniu e quis ser um padre para os pobres.

Leonardo voltou-se para as classes mais desprezadas, dos trabalhos simples. Até criou um jornal chamado 'A voz dos operários'. De fato, uma fé solidária. Ele foi sinal de esperança para a Igreja e a sociedade.

O santo de hoje foi ponte para que muitos se encontrassem com o Cristo no mistério da Cruz e do sofrimento.

Ele se consumiu na evangelização, na caridade, na promoção humana, falecendo no ano de 1900. Peçamos sua intercessão para que sejamos sinais de esperança na Igreja e no mundo.

São Leonardo Murialdo, rogai por nós!


Nasceu em Turim (Itália) no dia 26 de outubro de 1828. O pai, um rico agente de câmbio, morreu em 1833. A mãe enviou o pequeno “Nadino”para o colégio de Savona, dirigido pelos Padres Escolópios. Permaneceu ali de 1836 a 1843. De volta a Turim, estudou teologia na Universidade e foi ordenado sacerdoQuem somoste em 1851. De imediato pôs-se a trabalhar junto aos primeiros oratórios de Turim, entre os adolescentes pobres e marginalizados das periferias. Dedicou toda sua vida a acolher e dar educação cristã e formação profissional a jovens pobres e abandonados. Para estes jovens ele fundou a Congregação de São José ( Josefinos de Murialdo) em 1873 e nos anos seguintes dá início a novas realizações: uma casa família (a primeira na Itália), uma colônia agrícola, outros oratórios, e outras novas obras. Sua existência terrena terminou em 30 de março de 1900, mas nós, ainda que mais de cem anos após, podemos haurir de sua preciosa herança espiritual, confirmada pela proclamação de sua santidade em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário