quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

da fama de Salomão

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 10/02/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

O texto que hoje nos apresenta a literatura tardia deuteronomista é folclórico. Fala-nos da fama de Salomão e de sua sabedoria que atraiu o médio Oriente inteiro para Jerusalém.

Até mesmo a rainha de Sabá veio do distante Oriente para se encontrar com ele em sua capital.

Ao falarmos da sabedoria de Salomão e da facilidade com que ele discorria sobre todos os enigmas materiais, nós não podemos deixar de hoje refletir sobre o papel da ciência.

Em primeiro lugar a ciência tem um papel preponderante, positivo e nós devemos agradecer a Deus diariamente pelos cientistas, pelos estudiosos que nos envia, porque são estas pessoas que trabalham com afinco e com perseverança para tornar este mundo melhor.

Imaginem os progressos que são feitos no mundo da comunicação. Não fosse a ciência a Palavra de Deus poderia neste momento entrar televisivamente em milhares de casas de brasileiros católicos? Não.

Não fosse a ciência e a medicina conheceria os progressos de hoje? Não. Nós devemos agradecer a Deus por todos estes que completam a figura de Salomão e de certa maneira a atualizam.

Claro, a ciência é também ambígua, porque se pode usar os bens deste mundo para o serviço do mal, assim por exemplo, o átomo foi uma descoberta maravilhosa e quantas maravilhas são realizadas através das partículas atômicas e subatômicas, no entanto o homem pode construir também uma bomba atômica.

A Internet é um bem apreciável? Sem dúvida alguma, mas que lástima quando alguém usa a Internet para transmitir pornografia ou então manter redes de pedofilia.

Não nos iludamos, a ciência é boa, útil, necessária. Louvemos e agradeçamos a Deus, pelos verdadeiros sábios que colocam o seu saber a serviço da sociedade humana, para o seu progresso, para sua subida, para sua elevação, para o bem comum, mas saibamos distinguir no campo da ciência o bem do mal e nunca nos utilizemos da ciência para fins desonestos, para fins antiéticos, para aquilo que ofende e separa de Deus.

É este bom senso que eu pediria a todos os leitores que hoje comigo estão meditando esta Palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário