terça-feira, 2 de março de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 pelo Brasil

Com o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 foi aberta, na Quarta-feira de Cinzas, 17, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), responsável pela Campanha deste ano.

O presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e moderador do Conselho Mundial de Igrejas, e uma das denominações pertencentes ao CONIC, pastor doutor Walter Altmann, disse que a campanha é favorável para que as pessoas participem de suas comunidades, com o objetivo de transformar o mundo, hoje, “marcado por tanta violência e tamanhas injustiças”.

É com a afirmação do pastor Walter, que as (arqui)dioceses do Brasil estão trabalhando a CFE 2010.

Santarém (PA)

No sábado, 20, aconteceu um ato ecumênico de lançamento da Campanha da Fraternidade 2010, em Santarém (PA). O evento foi no salão da escola São Francisco Amando. A Campanha é organizada pelo Secretariado de Campanhas, da diocese de Santarém (PA). Participaram da celebração, o bispo de Santarém, dom Esmeraldo de Farias, e os pastores Max Silva (Igreja Luterana), pastor César (Igreja de Deus no Brasil), pastor Eliéber (1ª Igreja Batista), pastor Joelson (Igreja de Confissão Luterana) e um representante do Conselho de Pastores de Santarém.

Maceió (AL)

Aconteceu em Maceió, nos dias 26 e 27, a Assembleia do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), no Lar Sagrado Coração de Jesus, na Serraria (AL). Esta Assembleia é realizada anualmente pelos bispos que compõem o Regional. Vários temas são discutidos durante o evento, todos ligados a ação pastoral da Igreja. A presença dos bispos também marcou oficialmente a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. Segundo o arcebispo de Maceió e presidente do Regional NE2, dom Antônio Muniz, a Igreja de Maceió se sente muito feliz e agraciada pela presença de uma grande parte do episcopado nordestino.

No lançamento da CFE 2010, aconteceu uma mesa redonda com a presença dos 20 bispos do Regional, padres, pastores e agentes de pastoral, no teatro do Colégio Marista. Economistas e Sociólogos também debateram o tema proposto.

Curitiba (PR)

Foi realizada no dia 21 de fevereiro, a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010, em Curitiba, no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade. O evento iniciou com uma Feira Solidária e a participação de grupos e entidades que desenvolvem alternativas de trabalho de geração de renda, clube de trocas e economia solidária. O objetivo foi dar visibilidade às propostas da CFE 2010, animando as comunidades para ações concretas de solidariedade e promoção da vida.

A programação também incluiu uma celebração ecumênica, com representantes de diferentes igrejas que fazem parte do CONIC.

Belo Horizonte (MG)

Uma celebração Ecumênica conduzida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e por representantes das igrejas que compõem o Conic, marcou a abertura da Campanha da Fraternidade em Belo Horizonte. Centenas de pessoas lotaram o teatro da PUC Minas, numa demonstração de fé e união.

Em entrevista coletiva à imprensa, o dom Walmor lembrou que, agora, é tempo de conversão. “A Quaresma nos chama à conversão, à consciência moral, à clareza de nossas ações. Economia tem tudo a ver com a vida, que é um dom de Deus. A Campanha da Fraternidade tem como moldura o tempo da Quaresma, um momento de mudança no coração e mente das pessoas para que sejamos solidários e para que o modo de vida não fique determinado pela questão do dinheiro”, disse. Dom Walmor frisou o caráter ecumênico da Campanha, o que significa a participação não só da Igreja Católica, mas também das igrejas Anglicana, Luterana, Presbiteriana e Ortodoxa.

Uruaçu (GO)

Com diversas atividades, a diocese de Uruaçu (GO), no dia 21, abriu solenemente a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.

O início foi marcado pela caminhada das Foranias por diversas ruas da cidade de Uruaçu, com cantos e orações. Todos se encontraram na quadra coberta do Colégio Nossa Senhora Aparecida onde ocorreu a Celebração Ecumênica de Abertura.

Dom Messias dos Reis Silveira e o pastor Oliveira, da Igreja Fonte da Vida, rezaram juntos pela unidade dos cristãos e exortaram as pessoas à solidariedade, partilha e seguimento de Jesus Cristo.

Logo após a celebração, jovens das paróquias Santo Antonio de Pádua (Mara Rosa) e São Sebastião (Uruaçu) fizeram várias apresentações artísticas utilizando como tema o da Campanha da Fraternidade.

Seguindo a programação, a representante da Equipe de Animação das Campanhas do Regional Centro Oeste, irmã Petra, apresentou as dificuldades geradas pela economia vigente e convidou os participantes a prática de uma economia solidária.

A jornada foi encerrada com a celebração eucarística, presidida por dom Messias, e concelebrada por vários padres.

A Campanha prossegue agora nas Paróquias e pequenas comunidades. A atividade de maior relevância é a CF em família. É previsto ainda para o dia 25 de abril o IV Encontro Diocesano para Universitários que abordará a temática da economia e agronegócio na região norte goiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário