quarta-feira, 3 de março de 2010

“Podeis vós também suportar o destino que está para cair sobre mim?”

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 03/03/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

Diz-nos o Evangelista Mateus que Jesus pela terceira vez anuncia aos discípulos e a nós nesta quaresma, que subirá à Jerusalém para enfrentar a paixão, morrer e ressuscitar. A primeira vez que Jesus mencionou a sua sorte trágica, o seu destino de morte, Pedro tentou afastá-lo desse propósito.

A segunda vez que Jesus mencionou este seu futuro, os discípulos não entenderam e entre si, na estrada que conduzia a todos à Jerusalém discutiam calorosamente a respeito de qual deles seria o maior.

Nesta terceira vez que Jesus anuncia a sua paixão, são os dois irmãos, filhos de Zebedeu, Tiago e João, que se aproximam e lhe fazem um pedido nada modesto: “Queremos assentar-nos um a tua direita, outro a tua esquerda” Jesus chama-lhes a atenção: “Podeis beber o cálice que estou para beber?”

Isto é: “Podeis vós também suportar o destino que está para cair sobre mim?”. Inconsideradamente –acredito, superficialmente - responderam logo: “Pedimos”, não sabiam o que diziam.

No entanto Jesus não os contradisse, no futuro eles irão sofrer o mesmo destino, serão perseguidos e provavelmente martirizados. Não conseguirão aquela graça imoderada e ambiciosa que desejavam, um a direita e outro a esquerda. E nós nos perguntamos por que, se efetivamente tomaram parte no destino de Jesus?

É que com a paixão eles se converteram, convertendo-se verdadeiramente eles caíram em si, ao caírem em si, perceberam que aquele pedido era totalmente despropositado, era um pedido carnal, não era um pedido inspirado pelo mesmo espírito de Jesus.

E assim acontece conosco também, antes de nos dedicar a oração, muitos dos nossos pedidos a Deus são carnais, não sabemos o que pedimos e muitos de nós, pedem o que contraria a Deus.

Ao nos entregar à oração, Deus vai nos afinando, nos aproximando sempre mais do coração de Jesus e assim ao cabo de meses ou de anos, aquele que anteriormente, no inicio de sua vida cristã séria, fazia pedidos carnais, agora não os faz mais, agora percebe o que agrada a Deus o que é essencial, o que deve ser pedido e o que deve ser deixado a livre iniciativa de Deus.

Nós todos, de resto, recebemos muito mais do que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário