segunda-feira, 1 de março de 2010

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 01/03/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

É curto o texto Evangélico deste dia quaresmal. Curto, porém denso. Existem quatro verbos que estão no imperativo: “Sede misericordiosos, não julgueis, perdoai e daí”. Uma palavra com relação a cada uma.

Em primeiro lugar a misericórdia. É um aspecto do amor e da caridade, é aquele amor que nos faz inclinar-nos para com os mais sofredores do que nós.

Misericórdia é aquele amor que não nos deixa insensíveis, coração de pedra diante de pessoas atribuladas e que sofrem no corpo ou no espírito. Você é misericordioso?

Segundo verbo, não julgueis. Naturalmente se trata de um julgamento apressado e condenatório. Deus não nos impede de detectarmos os erros onde quer que eles estejam, porém façamos uma distinção entre o erro, o pecado, o mal e aquele que o comete, de resto, e isto é importante saber, nós dificilmente julgamos nossos próprios atos.

É impossível praticamente julgar as intenções íntimas que presidiram a determinados atos e secretas, no coração daquele ou daquela que os pratica. Se nós não sabemos julgar a nós mesmos, muito menos os demais; é possível que o mau objetivo não provenha de uma manifesta má fé.

É possível errar em boa fé e devemos ser indulgentes com os demais, procurando sempre atenuações e não o seu contrário, agravar ainda mais a situação.

O terceiro verbo é o verbo perdoar, ontem ou anteontem falou-se ao amor aos inimigos, hoje como um prolongamento daquele Evangelho, nós devemos perdoar e aqueles que recitam atenta e seriamente o Pai Nosso; pedem a Deus o mesmo perdão que estão dispostos a dar aos que ofendem, com a diferença que não há proporção entre as nossas ofensas a Deus e aquelas pequenas, menores, desproporcionais que recebemos de outras pessoas.

O último o verbo é aquele que caracterizou toda a vida de Jesus, um doar-se, um entregar-se é contrário da vida do soberbo, do egoísta, do ensimesmado, daquele que vive apenas para si e os seus interesses.

Estes quatro verbos existem e são realidades vivas no seu coração e no seu espírito?

Pode você neste tempo quaresmal pedir incessantemente a Deus a presença destes quatro verbos não apenas na sua vida, mas também na vida de sua comunidade e da Igreja que se penitencia neste tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário