sexta-feira, 12 de março de 2010

virtudes teologais: a fé, a esperança e o amor

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 1/03/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

É uma verdadeira alegria podermos escutar uma vez mais neste tempo quaresmal qual o mandamento que agrada a Deus mormente. Qual o mandamento que Deus por primeiro deseja ver observado por cada um de nós.

É claro que se trata do mandamento do amor. Normalmente, existem pregadores que não insistem muito nas virtudes teologais: a fé, a esperança e o amor. Insistem mais nas virtudes morais como, por exemplo, a justiça, a temperança, a paciência ou a castidade. No entanto, são estas virtudes teologais, em primeiro lugar, as que são mais diretamente infundidas por Deus em cada um de nós.

Eu não posso, de forma alguma, acender a luz da fé em nenhum coração. Posso pregar - devo pregar - mas a minha capacidade termina ai. Deus - e somente Ele - pode acender a luz da fé. Deus - e somente ele - pode infundir em cada coração o amor, e quando infunde o amor, dá-nos o seu Espírito Santo, e este Espírito Santo se transforma em forma dinâmica de amor. Leva-nos evidentemente a amar a Deus, mas leva-nos a amar a Deus através do cumprimento da Sua vontade e, sobre tudo, através do amor horizontal.

A Igreja faz bem em insistir no tempo quaresmal na prática das virtudes teologias e hoje, especificamente, no amor. Porque a nossa tendência é tentar quantificar a nossa vida cristã através de certo exercício - ou exame de consciência - que tenha como objeto os nossos deveres morais, as nossas virtudes morais.

É mais fácil detectar quanta castidade eu tenho, ou quanta justiça existe no meu coração, do que aquilatar a força e a intensidade do amor. Mas, repito, a Igreja insiste nas virtudes teologais, porque elas - e apenas elas - nos põem em contato direto com Deus.

Sem a fé, sem a esperança e sem o amor, é impossível agradar a Deus, e quem possui estas três virtudes, por decorrência e derivação, está também observando as outras virtudes cardeais ou morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário