quarta-feira, 10 de março de 2010

“Não julgueis que vim para abolir a lei ou os profetas

"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 10/03/10.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo

“Não julgueis que vim para abolir a lei ou os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Inicialmente, devemos salientar que Mateus não é Paulo, e não se exprime com um linguajar paulino.

Os livros que formam o Novo Testamento não são uniformes em tudo, e podemos dizer que existe certa tensão entre uns e outros. Paulo não se exprimiria com estas palavras e, de qualquer maneira, Mateus também não é legalista. Ele escreve para uma comunidade, cuja maioria talvez não fosse sequer de judeus convertidos.

Jesus não veio abolir a lei mosaica. Ele veio dar-lhe um pleno cumprimento, e qual foi a completude que Jesus deu à lei mosaica? Aqui está a beleza do cristianismo: transformar, melhor, condensar seiscentos e trinta e seis preceitos num único que os engloba a todos: o amor sem medidas a Deus, que se verifica horizontalmente na concretude da vida de cada um de nós, através do amor desinteressado ao próximo.

Paulo, a seu modo, dirá: “Quem ama, cumpre a plenitude da lei”. E, de fato, não é preciso um exercício de inteligência muito grande para concluir que quem ama não furta, quem ama não é maledicente, não levanta calunias, não injuria, não mata, não comete uma infidelidade com uma pessoa casada e, assim, poderíamos enumerar e colocar sob o manto e o véu do amor todos os preceitos que agradam a Deus.

É difícil medir o amor a Deus que cada um afirma ter. O primeiro mandamento nos leva a amá-lo com todas as forças, com todo coração, e acima de todas as coisas. Repito, é difícil buscar um termômetro ou uma medida qualquer, que possa aferir a intensidade do nosso amor para com Deus. No entanto, este amor misterioso que afirmamos ter por Deus e que deve ser real, mede-se através da intensidade do nosso amor fraterno; este amor horizontal pode ser medido, pode ser aferido diariamente através da maneira como trato as pessoas que se apresentam diante de mim, ou com as quais convivo ou trabalho.

Através desta resposta, eu posso dizer a quanto vai o meu amor por Deus. Na verdade, se eu cometo faltas no nível horizontal, se eu não sou perfeito neste nível, sequer no nível vertical eu serei perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário